Inicio > NOTÍCIAS > Produtos falsos? Saiba de que é feito o alimento que você gosta    
26/08/2013

Produtos falsos? Saiba de que é feito o alimento que você gosta

Produtos falsos? Saiba de que é feito o alimento que você gosta

Siga-nos no twitter: @sitezipix

pão integralAqueles alimentos que parecem, mas não são o que aparentam. Você já deve ter tido a experiência ou ouviu algum relato sobre os “fakes” da alimentação. Só para ter ideia, a ONG Pharmacopeial Convention informou que os alimentos mais camuflados nos EUA eram o azeite, misturado com óleos mais baratos; o chá, diluído com outras ervas (até grama!); e temperos como páprica e açafrão, adulterados com corantes de alimentos que imitam as cores desses condimentos. Mas no Brasil e na Bahia ninguém está a salvo dessas combinações. Abaixo, veja os cinco alimentos que você já ter saboreado com gosto, mas que na verdade, são pura engenharia alimentícia.
Chocolate: Para o poduto ser classificado como tal, precisa ter pelo menos 25% de cacau. Segundo o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, no extremo-sul da Bahia, Marco Lessa, um em cada três chocolates no Brasil não concentra essa quantidade de cacau e, portanto, não pode ser considerado chocolate. Ele estima que praticamente 35% dos chocolates comuns nas prateleiras, produzidos pelas grandes empresas alimentícias, são doces tipo chocolate.
Integrais: São alimentos que não passam por processo de refinamento. Como a Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não estabelece nenhuma regra para a fabricação desses produtos, fica difícil saber se o alimento é confiável. Lembre-se dessa dica: o pão realmente integral tem de 3 a 5 gramas de fibras a cada 50 gramas de pão.
Cereja: Confeiteiros e culinaristas muitas vezes recorrem a um truque culinário que transforma o chuchu em cerejas em calda. Elas são usadas em bolos e tortas, e você provavelmente já comeu muito chuchu por cereja nessa vida.
Carne de Siri: Estrela do restaurante japonês, dizem que o Kani é feito de carne de siri processada. Só que não. Carne de siri de verdade é cara – e o kani que conhecemos certamente não seria tão abundante assim se esse não fosse o caso. A principal matéria prima do kani é o surimi, uma massa feita de carnes de diferentes tipos de pescados e misturada com coisas como amido de trigo, clara de ovo, açúcar, extrato de algas.
Manteiga de pipoca: Pena que o aroma tão emblemático é uma farsa. Em 2011, redes de cinema norteamericanas se recusaram a informar exatamente o que eles colocam em suas pipocas. Manteiga é cara e existem alternativas mais baratas e que não deixam a pipoca tão murcha: as pipocas de cinema costumam ser banhadas com óleo de soja com sabor artificial de manteiga, além de um pouco de beta caroteno pra ajudar na cor. Informações da Galileu.