Sistema de Vídeomonitoramento é lançado em Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
A segurança de Itamaraju ganhou um reforço nesta quarta-feira, 28, com o lançamento do Projeto Vigia (Sistema de Videomonitoramento) da cidade. A iniciativa da Polícia Militar, Ministério Público, CDL e colaboradores visa aumentar o patrulhamento da região central, entrada e saída do município.
Em cerimônia no salão do Júri no Fórum Desembargador Dermeval Bellucci foi lançado oficialmente o Projeto Vigia, que visa inibir e reprimir qualquer tipo de ação criminosa, além de infrações de trânsito. O projeto de videomonitoramento foi resultado de inúmeras discussões e reuniões entre autoridades locais e sociedade civil organizada, preocupadas com a violência e criminalidade em Itamaraju, no intuito de trazer maior segurança aos cidadãos. Com apoio do comércio local foi possível angariar fundos provenientes de doações, que permitiram à aquisição das câmeras, que serão observadoras da rotina na comunidade, auxiliando as forças policiais na segurança pública.
Neste primeiro passo foram instaladas quatro câmeras observando ruas, avenidas e locais de grande fluxo de pessoas e veículos, sendo uma no trevo do Bairro Santo Antônio, duas na região central e uma no trevo do Bairro Várzea Alegre. As imagens captadas pelas câmeras de vigilância são por rádio, um meio mais rápido do que por fibra óptica. Na 43ª CIPM (central de monitoramento), os soldados acompanham pelo monitor e, em caso de ocorrência policial ou de trânsito, encaminham o atendimento.
O Promotor João Batista Madeiro Neto ressaltou a importância do projeto, caracterizando como uma grande conquista para segurança de Itamaraju. João Batista ainda apresentou o acréscimo significativo de homicídios, tentativa de homicídios e danos contra o patrimônio entre os anos de 2011 e 2012, onde o número de homicídios ultrapassa a estimativa da ONU, que considera epidemia de homicídios 12 mortes para cada 100.000 habitantes, em Itamaraju temos 46 mortes para 63.o69 habitantes. “Hoje estamos dando o primeiro passo para melhoria da segurança pública, no entanto deve-se cobrar do estado recursos para dar plenas condições de continuidade deste projeto”, concluiu João.
Na ocasião, a Secretária de Finanças Lucilene Curvêlo representando o Prefeito Manoel Pedro, destacou os resultados positivos da união entre sociedade, MP e Polícia Militar em prol de um bem comum que é a segurança. Lucilene ainda falou sobre a parceria que a prefeitura tem com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e prometeu viabilizar a manutenção do equipamento, além de serviços manuais de poda nas áreas verdes onde se localiza as câmeras, para que não haja nenhum tipo problema no monitoramento.
O Promotor Augusto Joaquim de Azevedo Junior num rápido pronunciamento parabenizou João Batista Madeiro, por continuar os trabalhos do MP já instalados. Destacou também que em hipótese alguma deve se violar o direito de privacidade do cidadão, e reforçou que a realização da manutenção dos equipamentos é de extrema importância, para não deixar o projeto inativo precocemente.
Major Leão Comandante da 43ª CIPM, falou que este sistema é mais uma ferramenta no combate a violência, citando que o mesmo foi inserido em outras cidades e o resultado foi positivo. “Itamaraju merece, estamos lutando para alcançarmos a paz nesta cidade ordeira e acolhedora”, completou o Major. O delegado adjunto Willan Teles espera que este sistema seja benéfico para população, reduzindo inúmeras ações criminosas.
As câmeras têm tecnologia avançada, captando imagens em alta definição em tempo real, giram 360º e possibilitam a visualização de objetivos a uma distância aproximada até de 6 km, com armazenamento de imagens por até 70 dias. Os representantes do projeto espera instalar mais duas câmeras, uma na cidade baixa e outra no Bairro Bela Vista, alcançando uma ampla visão da cidade. Tivemos ainda uma demonstração ao vivo, de como será a ação dos policiais, quando virem alguma atividade suspeita.