Encontro de artesãos locais com o Instituto Mauá
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Aconteceu, nesta quarta-feira, (23), na Escola Municipal Duque de Caxias, um encontro entre artesãos e artesãs de Itamaraju com o Instituto de Artesanato Visconde de Mauá. O objetivo da reunião foi proporcionar a essa instituição o conhecimento do artesanato produzido no município e discutir ações de fortalecimento e apoio aos profissionais locais.
O Instituto Mauá, com sede em Salvador, é uma autarquia vinculada ao Governo da Bahia, cuja missão institucional é atuar na preservação, fomento, promoção e comercialização do artesanato baiano. O evento, organizado pela Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal, contou com a participação de 40 artesãos e artesãs da sede e do interior do município, representando as diversas categorias e técnicas de artesanato.
Dentre os temas e propostas discutidos, tiveram destaque o cadastramento dos artesãos de Itamaraju, cursos de qualificação e aperfeiçoamento, participação de feiras promovidas pelo instituto e, especialmente, a comercialização dos produtos em Salvador e outros mercados do Estado e fora dele. Articulador do evento, o secretário de Governo, Luciano Porto, destacou que esse foi o ponta-pé inicial de um projeto que tem todos os elementos para ter muito sucesso, pois as pessoas estão empolgadas, animadas e comprometidas, os produtos são de alta qualidade e os apoios necessários estão sendo viabilizados. Sinalizou ainda que a reorganização e o fortalecimento do artesanato de Itamaraju, que conta com o apoio entusiasmado do prefeito, será uma das ações prioritárias da sua secretaria, uma vez que é um segmento com grande capacidade de gerar trabalho e renda.
Como primeira tarefa, o grupo decidiu pela refundação da Associação de Artesanato de Itamaraju (Assai), entidade que agregará os artesãos e artesãs do município em torno de ações e objetivos comuns. Marcou-se a data de 11 de novembro, às 18h, na Escola Municipal Duque de Caxias, para o começo da organização da entidade.