Após 24 meses de invasão Conjunto Habitacional Italaje é desocupado
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Sem protestos ou resistência, os poucos moradores que ainda permaneciam no Conjunto Habitacional Italaje (popularmente conhecido por casinhas) em Itamaraju, que faz parte do programa da Caixa Econômica Federal Minha Casa Minha Vida, deixaram as residências na manhã desta terça-feira (17). Várias famílias residiam no local (algo em torno de 200 famílias), porém grande parte de sua totalidade, não estavam mais nas casas.
A situação que os antigos moradores deixaram as casas é devastadora, vasos sanitários, forro de pvc, portas e janelas arrancados além das paredes que em cada casa possuíam algum tipo de pichação. Foi necessário a presença de policiais da 43ª CIPM do Pelotão de Emprego Operacional Tático (PEOT), guardas e seguranças especializados para garantir a tranquilidade na remoção das poucas famílias presentes.
O superintendente da Caixa no sul da Bahia Marcos Vinícius Nascimento nos disse que o consenso prevaleceu nesta reintegração de posse, está que já estava em processo há alguns meses, “estamos aqui hoje apoiando os moradores que ficaram ajudando no transporte de seus pertences”.
Duas empresas construtoras idôneas com histórico de prestação de serviço excelentes estiveram no local, fazendo os estudos para começar a construção do restante das casas e a reforma de outras após dois anos de ocupação irregular, visto que a Caixa já mensurou o quanto a obra regrediu. Está previsto para janeiro de 2014 o início dos serviços, para que possam entregar para as famílias que se inscreveram no programa desde 2011.
O superintendente confirmou que Itamaraju foi contemplado com mais um programa Minha Casa Minha Vida, e estará alocando as pessoas que estavam nestas casas de forma irregular na invasão. Quem poderá ter enfim sua moradia no novo empreendimento habitacional serão aqueles que possuem o perfil do programa, após o levantamento e cadastro realizado pela prefeitura municipal.