MP se reúne com cubanos e reconhece avanços na saúde de Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Na última quinta-feira (19), após convite do promotor João Batista Madeiro, foi realizado um encontro com os novos seis médicos cubanos que acabam de chegar ao município de Itamaraju. Inicialmente imaginava-se ser uma reunião formal, mas assim que chegou à sede do Ministério Público (MP) a secretária municipal de Saúde Jane Mattos, diz que foi surpreendida com a recepção promovida pelo representante do Ministério Público. Durante o evento o promotor Madeiro fez questão de ressaltar o empenho do Ministério Público nas cobranças em prol de uma saúde de qualidade, mas pontuou avanços, principalmente na Atenção Básica, reforçada agora com os novos médicos cubanos.
“O clima dessa reunião foi bem cordial e para nós que fazemos a saúde de Itamaraju, um setor delicado, que cuida diretamente das pessoas, foi muito gratificante”, disse Jane Mattos.
A chegada dos médicos cubanos ao município de Itamaraju, que teria ocorrido após uma manifestação pública do prefeito Manoel Pedro Soares (PSD), é considerada de essencial importância para o projeto da administração municipal, principalmente na medicina de Atenção Básica, considerada hoje muito importante para o conforto e orientação devida dos pacientes.
Durante o encontro com o promotor João Batista Madeiro, a secretária Jane Mattos, lembrou que em algumas das 21 Unidades Básicas de Saúde, mais conhecidas como PSFs, existiam acúmulos de funções dos médicos que trabalham no município. A chegada dos novos profissionais cubanos vai diminuir esse excesso de trabalho e possibilitar que os brasileiros com especialidades tenham mais tempo para o próprio Hospital Municipal (HMI) que está se preparando para atuar fortemente na alta complexidade.
Por Ronildo Brito