Programa Luz para Todos é tema de reunião em Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Na manhã deste sábado (25/01), no bairro 31 de março em Itamaraju, aconteceu uma reunião com representantes das áreas rurais de Itamaraju e região, representantes do partido PPL (Partido Pátria Livre) nas pessoas de Ricardo Alexandre Soares o “Ricardo da Ambulância” (presidente do partido em Itamaraju), Charles Castro (vice-presidente do partido) e Vinícius Almeida (tesoureiro do partido), juntamente com Marcelo Siqueira Barreto na busca da implantação da rede elétrica no meio rural da região.
Ricardo Alexandre iniciou a reunião, agradecendo o comparecimento de todos, ressaltando a importância deste encontro, em prol de melhorias para a vida no campo, com esta iniciativa benéfica para a população da zona rural.
O programa “Luz para Todos” foi criado pelo governo federal em novembro de 2003, visando o acesso à energia elétrica à totalidade da população do meio rural brasileiro. Um dos objetivos é que a energia seja um vetor de desenvolvimento social e econômico dessas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. A chegada da energia elétrica facilita a integração dos programas sociais do governo federal, além do acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.
Marcelo Siqueira Barreto que é membro do Comitê Gestor Estadual do programa Luz para Todos, agradeceu a presença de todos os presentes e falou a importância de tirar o homem do campo da escuridão, que diante das dificuldades (uma delas a falta de energia), estava migrando para cidade em busca de uma vida melhor. Porém com o êxito do programa, e dados positivos do IBGE, mostram que as famílias foram estimuladas a retornar ao campo. “Só na Bahia 500 mil famílias foram atendidas pelo programa desde o ano de 2004, até os dias atuais.”
Marcelo também comentou que as zonas rurais de Jucuruçu, Prado e Itamaraju serão contempladas com o programa. “Este ano é estratégico, inclusive com a realização desta reunião, pois o Governo Federal irá executar na Bahia 64.000 ligações por sua extensão territorial” completou Marcelo.
Após a reunião os representantes dos assentamentos Guaíra, Ouro Verde, Encascorado I, comunidades Ribeiro da Onça e Verde Vale, bairro Várzea Alegre, Sitio Várzea de Areia, Associação do Tororão e Córrego do Jacaré, puderam tirar dúvidas e esclarecimentos sobre o projeto.
Atualmente, o programa Luz para Todos beneficia 15 milhões de pessoas em todo o país.