Jorge Kalid e Major Leão falam sobre o trânsito em Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Na tarde desta segunda-feira (28), o site Zipix ouviu o coordenador da 12ª CIRETRAN e o Major Ivo Leão de Itamaraju, falando a respeito do atual momento do trânsito local. Kalid iniciou o assunto, dizendo que um dos grandes agravantes do trânsito itamarajuense, se da por conta do aumento significativo de motos e carros, acarretando maiores números de acidentes.
No início deste mês foi feito um estudo, para poder estar inserindo por toda cidade uma nova sinalização, onde terá estacionamento pré-determinado e a implantação de mais três ou quatro semáforos. Porém a irresponsabilidade dos motoristas (em especial motociclistas), ainda é determinante para causar transtornos que poderiam ser evitados. “Este cenário piora, devido os ciclistas não respeitar as normas de trânsito, pois já ouvi relatos de pedestres, que por pouco não foram atingidas nas ruas Piauí e José de Anchieta” completou Kalid.
O trânsito de Itamaraju ainda não está devidamente autorizado para agir com rigor, pois se deve realizar um concurso para que os guardas municipais tenham o conhecimento aprofundado nas diretrizes do trânsito, podendo assim ter o poder de multar os infratores. Vale lembrar que o infrator penalizado, terá a multa lançada no sistema no mesmo dia em que foi aplicada.
Além do tema trânsito, Jorge Kalid comentou sobre a transferência de titularidade do veículo. Hoje o veículo com placa final 1 pode parcelar seu licenciamento em três vezes nos dias dez de março, abril e maio, mas se o proprietário optar pelo desconto de dez por cento, deverá antecipar o pagamento para o dia 26/02. No caso da transferência do veículo estando com o licenciamento 2013 pago, e esse novo licenciamento vir acontecer em março, abril ou maio, terá que ser feito a antecipação do pagamento para poder transferi-lo.
O Major Ivo Leão frisou o trabalho realizado ostensivo fardado pela 43ª CIPM, fiscalizando a documentação dos veículos, na tentativa de coibir atos imprudentes no trânsito de Itamaraju. “Apesar de todo esforço da Polícia Militar, CIRETRAN e Prefeitura, é preciso que os condutores tenham mais consciência ao conduzir seus veículos, vidas estão em risco, inclusive a deles”, completou Ivo Leão.
No final do ano de 2013 foi apreendido mais noventa veículos irregulares, numa parceria 43ª CIPM e 12ª CIRETRAN, desafogando o trânsito itamarajuense. Até o momento nas cidades sob a responsabilidade da 43ª CIPM (Itamaraju, Prado e Jucuruçu) foram registrados 46 acidentes.
O Major Leão também comentou sobre o combate a criminalidade, que teve seu índice reduzido, após um ostensivo serviço de segurança pública em Itamaraju, através das rondas e o sistema de vídeo monitoramento no centro e saídas da cidade, inibindo os marginais de agirem.