Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 06. 025 apresenta resultados da Operação Mão Amiga
A operação ‘’Mão Amiga’’ realizada no último sábado (13/02) gerou grandes resultados em forma de ações no município de Itamaraju, a ação integrada realizada entre as Forças Armadas e Ministério da Saúde, que envolveu secretarias de trânsito e saúde do município de Itamaraju, garantiu que fosse intensificada as ações de combate ao mosquito.
Toda a operação foi comandada pelo Chefe de Instrução o 1º Sargento de Infantaria Jewson Alves Padilha, que mapeou áreas nos município para a ação mobilização, a operação deu inicio as 08: hr sendo encerrada ás 18: hr, foram realizados panfletagens e eliminação de focos encontrados em terrenos e residências no perímetro urbanos.
Na manha desta segunda feira (15/02) o Chefe de Instrução o 1º Sargento Jewson apresentou dados da operação, foram visitados 1.300 Imóveis, encontrados 08 focos do mosquito e distribuídos 8.500 panfletos, o sargento comemorou o bom resultado da operação que ocorreu com normalidade e dentro do horário determinado “a mobilização para o Combate do mosquito aconteceu em vários estados do Brasil e abrange os municípios que conta com a presença de unidades militares representadas através do Tiro de Guerra” Encerrou.
O mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como: zika Vírus, Dengue e Chikunguya, Uma das preocupações das autoridades é que, devido ao grande número de criadouros do Aedes, a doença se instale no país, a presença do mosquito nos deixa vulneráveis quanto menos Aedes nas casas e nos espaços urbanos, menor o risco.
Confira o que fazer para evitar proliferação do mosquito:
Caixas d’’água
Devem ficar vedadas. Não devem ser cobertas por plástico ou calha porque esses materiais podem acumular água e servir de criadouros.
Calhas
Devem ficar limpas e sem pontos de acúmulo de água. Folhas secas precisam ser retiradas para que a água não fique retida.
Lajes e marquises
É importante manter o escoamento sempre desobstruído e sem depressões que possam causar o acúmulo de água.
Em casa e no trabalho
A tampa dos vasos sanitários deve ficar fechada. Em banheiros pouco usados, deve-se dar descarga ao menos uma vez por semana para evitar surgimento de focos.
As bandejas do ar-condicionado e da geladeira também precisam ser verificadas: alguns modelos acumulam água que pode virar foco do mosquito.
Não deixe água acumulada em pratinhos de planta. Coloque terra nos vasos.
Por: Henrique Peixoto