Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 06. 025 apresenta resultados da Operação Mão Amiga    
15/02/2016

Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 06. 025 apresenta resultados da Operação Mão Amiga

Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 06. 025 apresenta resultados da Operação Mão Amiga

tirodeguerraA operação ‘’Mão Amiga’’ realizada no último sábado (13/02) gerou grandes resultados em forma de ações no município de Itamaraju, a ação integrada realizada entre as Forças Armadas e Ministério da Saúde, que envolveu secretarias de trânsito e saúde do município de Itamaraju, garantiu que fosse intensificada as ações de combate ao mosquito.

Toda a operação foi comandada pelo Chefe de Instrução o 1º Sargento de Infantaria Jewson Alves Padilha, que mapeou áreas nos município para a ação mobilização, a operação deu inicio as 08: hr sendo encerrada ás 18: hr, foram realizados panfletagens e eliminação de focos encontrados em terrenos e residências no perímetro urbanos.

Na manha desta segunda feira (15/02) o Chefe de Instrução o 1º Sargento Jewson apresentou dados da operação, foram visitados 1.300 Imóveis, encontrados 08 focos do mosquito e distribuídos 8.500 panfletos, o sargento comemorou o bom resultado da operação que ocorreu com normalidade e dentro do horário determinado “a mobilização para o Combate do mosquito aconteceu em vários estados do Brasil e abrange os municípios que conta com a presença de unidades militares representadas através do Tiro de Guerra” Encerrou.

O mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como: zika Vírus, Dengue e Chikunguya, Uma das preocupações das autoridades é que, devido ao grande número de criadouros do Aedes, a doença se instale no país, a presença do mosquito nos deixa vulneráveis quanto menos Aedes nas casas e nos espaços urbanos, menor o risco.

Confira o que fazer para evitar proliferação do mosquito:

Caixas d’’água
Devem ficar vedadas. Não devem ser cobertas por plástico ou calha porque esses materiais podem acumular água e servir de criadouros.

Calhas
Devem ficar limpas e sem pontos de acúmulo de água. Folhas secas precisam ser retiradas para que a água não fique retida.

Lajes e marquises
É importante manter o escoamento sempre desobstruído e sem depressões que possam causar o acúmulo de água.

Em casa e no trabalho
A tampa dos vasos sanitários deve ficar fechada. Em banheiros pouco usados, deve-se dar descarga ao menos uma vez por semana para evitar surgimento de focos.

As bandejas do ar-condicionado e da geladeira também precisam ser verificadas: alguns modelos acumulam água que pode virar foco do mosquito.

Não deixe água acumulada em pratinhos de planta. Coloque terra nos vasos.

Por: Henrique Peixoto