Acontece neste sábado (12/05) o Projeto Vida por Vidas , na Policlínica de Itamaraju (ao lado do SAMU)
O Projeto
A partir de uma iniciativa voluntária promovida pelos Jovens Adventistas, em 2005, nasceu o Projeto com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue durante o período da Páscoa.
Este teria sido apenas mais um movimento de compromisso social, no entanto o Projeto atraiu a atenção da mídia em diversas regiões por onde ocorreram as doações, inclusive pelo fato de os bancos de sangue terem atingido seus limites de estoque.
Tudo isso contribuiu para que o Projeto fosse conhecido e reconhecido, através da capacidade de mobilização. Desde então, o Projeto acontece anualmente.
Motivo
A doença é uma triste realidade com a qual convivemos diariamente. Ela está próxima a nós, e em alguns casos somos as vítimas. Esse fato infelizmente faz parte de nossas vidas, não fazendo diferença entre adultos, jovens ou crianças, todos convivem com uma necessidade básica: Esperança.
Por vezes vemos os meios de comunicação convocando doadores em virtude das necessidades dos bancos de sangue. Ao nos depararmos com esta realidade, nos identificamos, e descobrimos que o mínimo que podemos fazer é demonstrar solidariedade.
Todas as pessoas estão suscetíveis a precisarem de alguma transfusão de sangue, seja por doença, acidente, cirurgia ou outro motivo. Como não existe sangue sintético com custo acessível, quem precisa de transfusão tem que contar com a boa vontade de doadores, uma vez que nada substitui o sangue verdadeiro retirado das veias de outro ser humano.
Somos sabedores da importância do ato de doar sangue, e como o sangue doado não faz a menor falta para o doador, pois a reposição é feita em pouco tempo pelo próprio organismo, então nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo.
No entanto, muitas vezes, a primeira doação está relacionada com a necessidade de um parente, de um amigo ou com uma convocação pela mídia. E só no Brasil, diariamente são necessárias 5.500 bolsas de sangue.
Missão
Como cristãos estamos sempre dispostos a beneficiar o próximo, pois os valores como solidariedade, esperança e fé, fazem parte do potencial humano, e através do exemplo de Cristo, que se preocupava com cada pessoa, conhecia suas necessidades e sempre procurava minorar suas dores, que encontramos o caminho para nos envolvermos, a fim de que as pessoas que sofrem possam ter uma vida melhor.
Objetivo
Conscientizar os cidadãos para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros. Atingir e envolver a mobilização e a participação de voluntários para a doação de sangue e hemoderivados, em hospitais e hemocentros de oito países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
Para ser doador
Existem algumas condições básicas para ser um doador:
- Ter entre 18 e 65 anos de idade;
- Gozar de boa saúde;
- Estar alimentado;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Apresentar um documento de identidade com foto;
- Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
- Não ter realizado exercícios físicos antes da doação;
- Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;
- Evitar fumar 2 horas antes da doação;
- Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher) ;
- Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação ;
- Já tenha se passado 90 dias do parto normal e 180 dias da cesariana ou aborto.
Quem não pode doar
O Sangue é vida para outras pessoas, no entanto algumas situações em que as pessoas podem se encontrar, impossibilita o uso eficaz do sangue. E por isso existem restrições que colocam algumas pessoas fora das condições.
- Gestante;
- Quem tenha tido a doença de Chagas ou contato com o inseto barbeiro ;
- Quem tenha tido malária ou estado em região de malária nos últimos 6 meses ;
- Quem tenha ou tenha tido hepatite após os 10 anos de idade;
- Quem tenha sífilis;
- Quem seja Epilético;
- Usuário de drogas;
- Quem estiver com febre, gripado ou fazendo uso de medicamentos;
- Aquela que estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido a mais de 12 meses.
Realização: Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju e Igreja Adventista do Sétimo Dia.