Algumas Dicas para você curtir o verão e curar a ressaca
No verão, as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo devem ser ajustadas a uma alimentação especial. Deve-se estar atento aos alimentos ingeridos, quantidade de líquidos, e certos exageros.
HIDRATAÇÃO ADEQUADA:
Deve-se aumentar a ingestão de líquidos. Nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e a transpiração excessiva. Devido a essa perda hídrica, a recuperação com água deve ser constante. Vale lembrar que a sede é um sinal de que já estamos desidratados, devendo a água ser oferecida antes que esse sinal se desencadeie.
Os líquidos devem ser oferecidos para que possamos manter a hidratação do corpo. No verão, o chá e o suco também auxiliam na hidratação, mas vale lembrar que este último, além de água também contém calorias (para torná-los menos calóricos, procure não acrescentar açúcar). Com relação aos chás, opte pelos de ervas ou chá descafeínado, que são bons hidratantes.
Dicas para manter-se sempre hidratado:
-
Beber água com freqüência, em pequenos volumes e sempre fresca. Andar com uma garrafinha de água é uma boa estratégia.
-
Aumentar o consumo de frutas e legumes frescos: estes alimentos são ricos em água, minerais e eletrólitos importantes para manter a hidratação por mais tempo.
-
Beber água de coco: esta é uma ótima maneira de manter a hidratação em dias muito quentes, pois a composição química da água de coco é a mais próxima da composição dos líquidos corporais, mantendo também a boa hidratação das células.
-
Aproveite o calor para consumir vegetais crus, forma na qual preservam a maior quantidade de nutrientes.
Alimentos que devem ser privilegiados
-
Os alimentos que devem ser privilegiados no verão são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura do verão.
-
Os cereais integrais também são boas opções para o verão já que combinam com saladas e pratos frios em geral. Na hora de comprar, opte pelos pães, cereais matinais e arroz integrais no lugar de doces, massas e arroz branco.
-
As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas evitando desconfortos além de serem mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes, e cortes de carne vermelha magros.
-
As sobremesas mais refrescantes são as melhores opções para o verão: opte sempre por frutas ou doces à base de frutas, tais como: sorvetes de frutas no palito, compotas geladas ou saladas de frutas, etc.
Alimentos que devem ser evitados
-
Evite os molhos a base de maionese e creme de leite, ricos em gorduras e calorias e prefira molhos a base de iogurte para saladas e tomate para massas, por exemplo.
-
Retire a pele das carnes de aves, evite a carne de porco e embutidos e carnes vermelhas gordas como a picanha e maminha.
-
Substitua as frituras, que não combinam com o clima quente do verão, por grelhados, assados e cozidos.
-
Cuidado com os “petiscos” salgados muito consumidos nos aperitos, tais como: amendoim e castanhas, salgadinhos, embutidos e queijos amarelos. Estes alimentos retém líquidos deixando um aspecto de “inchaço” no corpo.
PARA CURAR A RESSACA DAS FESTAS DE FIM DE ANO:
-
Beba bastante líquido.
-
Evite as preparações ricas em gordura para não sobrecarregar o fígado, pois é importante lembrar que o fígado estará voltado para metabolizar todas as toxinas que foram ingeridas na noite anterior.
-
Os sucos mais recomendados para os casos de retenção hídrica (provocada pela retenção de líquidos) são aqueles fontes de potássio (pois este mineral ajuda a contra atacar os efeitos do sódio na retenção de água), magnésio (pois este mineral é perdido com a diurese e deve ser reposto) e vitamina B6 ( que quando deficiente diminui a capacidade dos rins em excretar sódio). Exemplos são os sucos de: salsa, acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, aipo, folhas de nabo, melancia, pepino, uva, alface, melão cantalupe.
-
Fracione a dieta em 5 refeições diárias de pequeno volume, o que irá estimular o metabolismo, aumentando o gasto energético.
-
Mastigue bem os alimentos.