Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Alimentação no Verão    
24/01/2011

Alimentação no Verão

Alimentação no Verão

Com a chegada do verão, as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo devem ser ajustadas a uma alimentação especial. Ocorre uma diminuição do metabolismo basal em relação às necessidades do inverno, por este motivo, a quantidade calórica ingerida deve ser diminuída.

Além disso, nos dias quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Deve ser aumentada, portanto, a ingestão de líquidos, como água, sucos em geral e água de coco. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que esse já é um sinal de desidratação. Além da água, para manter-se hidratado, alguns minerais e eletrólitos são de fundamental importância. As fontes destes minerais e eletrólitos (sódio, potássio) são encontradas nas frutas e nos legumes. As verduras, os legumes e as frutas são alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, por isso devem ser ingeridos com freqüência e variedade.

Cuidados Nutricionais no verão

Alimentos com leite, gordura e ovos na preparação necessitam de refrigeração pois o calor aumenta a possibilidade de proliferação de bactérias que podem causar dor de cabeça, diarréia e vômitos. Nunca consuma estes alimentos em temperatura ambiente.

Fonte: Rg Nutri