Brasil É O Quinto País do Mundo Com Maior Incidência Em Diabetes
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Com mais de 7,6 milhões de brasileiros com diabetes em 2010, o Brasil é o quinto colocado no ranking mundial de incidência em diabetes. E, segundo a Federação Internacional de Diabetes, tudo indica que permanecerá nessa posição, com expectativa de chegar até 12,7 milhões de indivíduos até 2030. À frente do Brasil estão, em ordem decrescente, Rússia, Estados Unidos, China e Índia.
No mundo, em 2010, o número de diabéticos chegou à pelo menos 285 milhões e o número de indivíduos com tolerância a glicose reduzida, que é a principal característica de uma quadro pré-diabético, chegou a 344 milhões. Acredita-se que esses números subirão para 438 milhões e 472 milhões, respectivamente, até 2030.
A diabetes tem dois tipos. O tipo 1, que representa uma parcela muito pequena dos diabéticos, é uma doença resultada de um processo autoimune e, embora possa ocorrer em qualquer idade, é mais comum aparecer em crianças, adolescentes ou adultos jovens. Já o diabetes do tipo 2, a grande maioria dos casos, é considerado uma doença crônica e está altamente relacionada ao estilo de vida e sobrepeso/obesidade.
“As pessoas estão cada vez menos ativas, passam cada vez mais tempo no computador e na TV, portanto gastam menos calorias. Em paralelo, o consumo calórico só aumenta, à medida que a alimentação saudável fica mais cara e os itens ricos em gordura e açúcar, cada vez mais baratos”, diz Pierre Lefébvre, presidente do conselho de administração da Federação Internacional de Diabetes.
Se não for bem tratada, a diabetes pode acarretar diversos problemas de saúde como cegueira, alterações no sistema nervos, amputação de membros inferiores e maior risco para doenças cardíacas.
O diabetes melito é hoje considerado mundialmente uma doença epidêmica e, do ponto de vista de saúde pública, é um dos maiores desafios para o século 21.
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes