Caema inicia teste de habilidade técnica de tiro policial
No dia (05), a Companhia Independente de Policiamento Especializado – Mata Atlântica (CIPE – Mata Atlântica) deu início ao Teste de Habilidade Técnica de Tiro Policial, que será realizado com todo o efetivo administrativo e operacional da Unidade Operacional Especializada. O THT – Tiro Policial consiste na mensuração dos conhecimentos básicos do policial militar lotado na UOE, relativos às armas de dotação da Unidade, bem como, sobre tiro policial e tiro de combate.
O teste contém 04 (quatro) atividades básicas que estão presentes no cotidiano do policial de CIPE. Cada policial passa pelas quatro atividades de forma contínua, que ocorrem de forma gradativa em níveis de dificuldade.
A primeira atividade visa avaliar os conhecimentos sobre desmontagem e montagem de primeiro escalão de todas as armas de dotação da Unidade, que no cotidiano policial é útil para realizar a manutenção dessas armas, por exemplo. Além disso, é possível verificar o grau de dificuldade de cada policial no manejo de cada arma, possibilitando um direcionamento de grupos de policiais para instruções específicas.
Na segunda atividade são realizados disparos com todas as armas de dotação da Unidade, a distâncias mínimas, correspondentes às características e alcance de cada arma. Essa atividade é sem tempo e nenhum desgaste, onde é possível avaliar não só a precisão, como também o domínio dos fundamentos do tiro.
Já na terceira atividade o policial é submetido a uma pista dinâmica de tiro, também, efetuando disparos com todas as armas da UOE. É possível observar o nível de estresse de cada policial e como isso influencia na precisão e aproveitamento dos disparos, assim como avaliar o domínio dos conhecimentos sobre instrução tática individual e fundamentos do tiro.
A quarta e última atividade é uma pista de tiro reativo, em que o policial, com tempo cronometrado, efetuará disparos em um alvo quatro cores em uma ordem estabelecida e terá que buscar abrigo para realizar uma recarga emergencial e continuar em combate.
A proposta de realização do THT – Tiro Policial parte da premissa de adotar uma metodologia própria de mensuração do nível de conhecimento técnico do policial militar da CIPE – Mata Atlântica, como também serve para identificar as deficiências apresentadas durante a execução das atividades, bem como proporcionará num segundo momento o planejamento de treinamentos direcionados às necessidades de cada policial militar avaliado, buscando o seu aprimoramento individual, o que certamente contribuirá para o aumento da segurança nas ações e operações policiais militares, que atualmente, em sua maioria, tem grande probabilidade de confronto armado, evidenciando que os riscos estão cada vez mais freqüentes e por isso exigem o treinamento constante.
Comunicação Social – CIPE/MA