Carnaval: Saiba como se alimentar e se hidratar bem para a folia

Enfim a maior festa de rua do planeta está para começar e agitar a vida de milhões de pessoas por todo o mundo. Contudo é preciso estar em condições saudáveis para aproveitar todos os dias de festa e curtição.
Hidratação
Segundo a nutricionista Hapvida de Salvador Gabriela Dotto Lara a prática de intercalar um suco ou uma garrafinha de água entre uma latinha e outra está correto.
É uma estratégia que deve ser realizada por todos os foliões, com alguns cuidados a mais. “A alta temperatura e a movimentação nos fazem perder muito líquido. Por conta disso, a regra básica é manter o corpo hidratado. A quantidade deve ser de no mínimo 2 litros para adultos, incluindo muita água, água de coco, sucos e isotônicos, antes, durante e depois da festa”, explica.
Alimentação
Tão ou mais importante quanto a hidratação é chegar bem alimentado nas festas para evitar a indisposição e o cansaço. “Fazer refeições leves é essencial para manter a energia do corpo. Por isso, deixe de lado alimentos gordurosos como carnes gordas, frituras, salgadinhos e doces, que além de calóricos, têm uma digestão difícil e lenta”, afirma a nutricionista.
O recomendado para manter a forma atrás do trio elétrico é realizar uma alimentação completa, com lanches ricos em frutas e cereais integrais, e refeições maiores com alimentos fonte de carboidratos – preferencialmente integrais, como pães, massas com molho leve, batata, arroz e cereais.
Além de manter a energia e a disposição, a alimentação saudável também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, evitando as famosas viroses de verão. Para reforçar a sua imunidade, prefira alimentos fontes de vitamina C (laranja, acerola, limão, goiaba, mamão, melão e morango).
Alimentos fontes de zinco (ostra, castanhas, nozes, amêndoas, carne bovina), também são uma boa opção para aumentar a imunidade e a defesa do corpo no combate vírus e bactérias.
Ressaca to fora!!!
Com o corpo hidratado, dificilmente a ressaca aparece no dia seguinte. Mas, para quem passou dos limites, alguns cuidados podem diminuir os efeitos negativos do álcool no corpo.
“Se você acordar de ressaca, alimente-se com sucos, frutas e sopas leves e beba bastante líquido. Evite o consumo de cafeína, presente no café e nos refrigerantes a base de cola. Essas bebidas podem piorar a dor de cabeça típica da ressaca”, explica Gabriela.
O suco de laranja ou outros alimentos fonte de vitamina C e frutose (açúcar natural das frutas) são boa opção para curar a ressaca, pois auxiliam o fígado na quebra do álcool.
Outros alimentos eficazes no combate a ressaca são: alho, que contém substâncias que regularizam a digestão; gengibre, para combater a lentidão típica da ressaca; hortelã, conhecida por tratar enjoos e náuseas; e a canela, que ajuda a regular os picos de glicose associados ao consumo de álcool.