Cerveja: Saiba como evitar o congelamento
Você vai ao supermercado e o estoque de cerveja gelada acabou. O jeito, então, é comprar a bebida quente e apostar no refrigerador de casa para gelar as latinhas e garrafas com mais rapidez.
Mas aí vem uma dúvida: como saber qual é o jeito e o momento certo para retirá-las do ambiente refrigerado sem que elas congelem? Alguns dizem que o melhor é sacudi-las um pouco antes de abri-las. Outros falam que basta um banho de água em temperatura ambiente para evitar o desastroso congelamento.
O melhor mesmo é ficar atento com a maneira de retirar a cerveja do congelador. Muitas vezes a esquecemos por lá e, quando lembramos, corremos para resgatá-la. Nesse momento de desespero o toque brusco e de mão cheia feito na garrafa ou na latinha causa o congelamento. Isso porque o contato entre a cerveja resfriada e o calor instantâneo do corpo faz com que as moléculas da bebida, até então estáticas, se agrupem para assumir o estado sólido.
De acordo com um artigo publicado em 2012 na revista Fapesp, esse encontro não só congela o líquido como também, em alguns casos, pode fazer com que a latinha ou a garrafa exploda, já que o estado sólido ocupa mais espaço do que o líquido.
Por isso, uma boa maneira de evitar o problema de explosão e para conseguir apreciar uma cerveja bem gelada (e líquida) é retirá-la do congelador e deixá-la em uma superfície estável até que ela alcance uma temperatura superior a de congelamento – tanto para evitar um desastre, quanto para manter os sabores da cerveja intactos.
Fonte: Sociedade da Cerveja