Digestão: Saiba mitos e verdades sobre o tema
Tomar líquido durante a refeição faz mal? Ingerir comidas muito quentes pode provocar algum dano para o nosso estômago? Tomar muito café pode provocar mesmo problemas digestivos? E dormir com o estômago cheio, provoca refluxo ou azia? Descansar logo após as refeições ajuda mesmo em nossa digestão? O Tempo de Mulher reuniu as principais dúvidas sobre o assunto e contou com a ajuda de especialistas para dizer o que é mito e o que é verdade.
Uma das primeiras é compreender, de fato, se ingerir líquido durante as refeições atrapalha a digestão. “Quando nos alimentamos, a digestão inicia pelo suco gástrico, que é composto por pepsina, renina e, principalmente, acido clorídrico. Ao ingerir muito líquido, diluímos esta solução, o que dificulta sua ação digestiva e aumenta a distensão gástrica, o que causa má digestão e flatulência podendo até mesmo diminuir a absorção de alguns nutrientes”, explica Adriano Miller Brunetti.
Segue a mesma opinião Diandria Margotto Bertollo. “Podem ocorrer prejuízos na digestão dos alimentos. Quando ingerimos grandes quantidades de líquido durante as refeições, ocorre diluição substâncias responsáveis pela digestão, prejudicando o processo de digestão e absorção de vários nutrientes”, opina a médica.
No entanto, pondera Eduardo Usuy Jr., pouco líquido não irá interferir na digestão, mas, em excesso, pode distender o estômago, provocar refluxo e, pela diluição das enzimas digestivas, pode afetar a absorção dos alimentos. “Então, é possível ingerir líquido em quantidade moderada nas refeições, sem prejuízo para a saúde”, afirma.
Outra dúvida recorrente é em relação ao café. Tomar algumas xícaras ao dia pode nos trazer problemas digestivos mais para frente? “Não há evidência científica deste fato, mas o café possui cafeína, que irrita a mucosa gástrica, podendo causar inflamação. O café com leite, ou o café preto após as refeições, são mais bem tolerados que o café puro ingerido de estômago vazio”, afirma Adriano.
Diandria avisa: em grandes quantidades pode, sim, trazer prejuízos à saúde. E um desses problemas seria a gastrite. “Em relação à gastrite, pode causar devido principalmente à cafeína, um item dentre outros mil elementos encontrados no café que podem causar agressão à mucosa do estômago e levar à gastrite”, opina. Por isso, ressalta a médica, o recomendado seria de duas a três xícaras por dia.
Para Eduardo, não há comprovação que o consumo excessivo possa levar a lesões no estômago. O que pode acontecer, ressalta o gastroenterologista, se a pessoa estiver com úlcera ou gastrite intensa, o café e outros alimentos irritantes podem piorar os sintomas momentaneamente, mas não piorar o problema. O café, exceto isso, pode fazer muito bem para nossa saúde. “O consumo excessivo pode provocar ansiedade, insônia, dor de cabeça e tremores, mas o consumo regular e em quantidades moderadas pode ajudar no funcionamento intestinal, proteger o fígado e até parece auxiliar na prevenção de câncer, diabetes, doença de Parkinson e Alzheimer”, reforça o médico.