Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Em busca do trono de ferro: Convenções definem os nomes dos candidatos em Itamaraju    
06/08/2016

Em busca do trono de ferro: Convenções definem os nomes dos candidatos em Itamaraju

Em busca do trono de ferro: Convenções definem os nomes dos candidatos em Itamaraju

elei

Os últimos dias desta semana em Itamaraju foram de muita agitação no que diz respeito à política local e quais seriam as pessoas aptas por seus partidos e aliados, para concorrer nesta eleição municipal de 2016 e ocupar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Um dos diferenciais desta campanha é o grande apelo frente aos jovens, artifício pouco utilizado na última eleição municipal.

Nos bastidores pouco mais de uma dezena de nomes despontavam como possíveis sucessores do atual gestor. Nas redes sociais cada cidadão defendia seu candidato favorito e também desaprovavam os demais, no entanto somente alguns se mantiveram vivos nesta disputa, pois nem todos tiveram o aval dos caciques de cada partido.

De governador do estado a deputados, tanto estaduais quanto federais dedicaram uma parte de seu tempo para costurarem coligações, formar alianças e apoiar fervorosamente seus apadrinhados, sem contar o apoio vindo do empresariado itamarajuense. Durantes os últimos três dias (quarta, quinta e sexta), convenções diurnas e noturnas homologaram seus representantes para pleitearem aos cargos do executivo e legislativo municipal, onde cada um defende sua proposta para gerir os recursos econômicos e sociais de Itamaraju com eficiência, mesmo diante da crise política instaurada no país.

Neste cenário político atual de Itamaraju é possível visualizar velhos e novos nomes para ocuparem o cargo de prefeito e vice. Apesar do amontoado de convenções deixando os cidadãos confusos para acompanhar o andamento político e poder formar uma opinião cada candidato, enfim os partidos e suas coligações confirmaram os nomes de seus representantes.

O Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Comunista do Brasil (PC do B) optaram por escolher o nome do empresário Dalvadísio Lima para concorrer ao cargo de prefeito e Geraldo Selles.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido Social Democrata Cristão (PSDC), Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS) resolveram apostar no novo, e lançaram os nomes do médico Marcelo Angênica para prefeito e o promotor de eventos Téa Pires para vice.

O Partido Progressista (PP), Partido Social Liberal (PSL), Partido Trabalhista do Brasil (PT do B), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido da Mobilização Nacional (PMN 33) escolheram o nome do vereador Léo Lopes para prefeito.

O Partido Socialismo Liberdade (PSOL) lançou os nomes de Joilson Barros Santos para prefeito e Camilo Vieira como vice, ambos são professores nas áreas de biologia e engenharia agrônoma.

Já o Partido Social Democrático (PSD), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido da República (PR) e Partido Trabalhista Nacional (PTN) decidiram dar continuidade ao trabalho realizado pelo atual prefeito de Itamaraju Manoel Pedro, e indicou o nome de Luiz Mário (atual vice-prefeito) para concorrer ao cargo de prefeito.

Uma das surpresas políticas até o momento foi a homologação da candidatura do ex-prefeito Dilson Batista Santiago, com o nome de Chiquinho da Itavel para vice na convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Pátria Livre (PPL) e Rede Sustentabilidade.

No entanto, a grande surpresa foi o comunicado vindo da convenção do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido Social Cristão (PSC) e o Partido Verde (PV) quando a ex-secretária de Finanças e pré-candidata a prefeita Lucilene Curvelo desistiu da corrida eleitoral e declarou apoio ao representante do (PP) Léo Lopes. A notícia caiu feito uma bomba em Itamaraju e parece não ter agradado aos cidadãos. Com o alastramento desta notícia, os cidadãos por meio das redes sociais teceram duras críticas a esta união. Este é mais um desdobramento político inimaginável em Itamaraju.

Até o fechamento desta matéria ainda não havia sido divulgado os nomes dos postulantes ao cargo de vice-prefeito dos partidos (PP e PSD). Por Site Zipix.