Encerramento do projeto “Itamaraju Mais Leve”

Durante a manhã desta quinta-feira (17), no Ginásio Municipal de Esportes Dr.Almir Nobre de Almeida de Itamaraju localizado no centro da cidade se encerrou o projeto “Itamaraju Mais Leve”, pertencente ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). As pessoas tanto do sexo masculino quanto feminino que participaram do projeto praticaram atividades físicas monitoradas e acompanhadas através de profissionais do (NASF/Itamaraju).
O projeto é constituído por uma avaliação antropométrica e física; aferição de pressão arterial e medida de Glicose; orientações nutricionais com as Nutricionistas, Raianne Paixão e Luíza Nascimento e atividade física com a Fisioterapeuta Juliana Porto e os Educadores Físicos, José Domingos, Valson Rocha e Rosália, com apoio dos demais integrantes da equipe.
O projeto foi criado em parceria com a Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. Foi feita uma triagem, onde os pacientes selecionados foram os com IMC (índice de massa corporal) acima de 24,9, ou seja, pacientes com sobrepeso e obesos; acima de 18 anos e com liberação do médico da respectiva unidade de saúde. É constituído de avaliação
O objetivo principal do projeto foi a redução do peso corporal por meio de exercícios, bem como das medidas corporais específicas e na prevenção de doenças relativas ao excesso de peso, visando proporcionar mudanças de hábitos e melhoria da qualidade de vida da população, uma vez que o país, enfrenta dificuldades com o aumento de peso e com o crescimento nas taxas de sedentarismo.
As atividades tiveram início em setembro e encerramento em (17/12). As atividades físicas (ginástica aeróbica e treinamento funcional) aconteceram no Ginásio de Esportes, Academia ao ar livre do Bentivi, Tiro de Guerra e BNB. A equipe do NASF que tem como coordenadora, a fisioterapeuta Janaína de Macedo e composta pelos profissionais Joely Magalhães, Cliciane Assis, Adriana Novais, Lucimária Marinho, Nilzana Rosa, Danielle Tigre, Elaine Matos, Luiza Nascimento, Raianne Paixão, Rosália, Valson Rocha, José Domingos e Juliana Porto, agradeceu a parceria e apoio da atenção básica representada pelo enfermeiro Randle Santos e os demais enfermeiros responsáveis pelas unidades de saúde.
Ao final dos exercícios matinais os participantes proferiram algumas palavras em agradecimento aos profissionais envolvidos nesta iniciativa de trazer mais saúde para Itamaraju.
Em contrapartida os profissionais retribui o carinho, e fez a entrega de presentes para aqueles que com empenho e dedicação alcançaram resultados significativos durante o projeto, na busca pela melhor forma e saúde. Devido a boa aceitação e os bons resultados obtidos com os pacientes, a equipe vai dar continuidade às atividades que retomarão em janeiro. Quem tiver interesse, procure sua unidade de Saúde.