Enzima pode combater efeitos do álcool e evitar ressaca
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Beber, não perder os reflexos e não ter ressaca no dia seguinte é o sonho de muitos. E isso pode acontecer a qualquer momento, pois cientistas da Universidade da Califórnia já estudam duas enzimas produzidas naturalmente no organismo que podem frear os efeitos do álcool.
As enzimas álcool oxidase e catalase agem lentamente no organismo e faz com que o álcool se acumule no sangue e a pessoa fique bêbada. O corpo metaboliza apenas uma dose de bebida por hora. Os cientistas criaram uma versão artificial das enzimas, combinadas numa nanocápsula e fornecidas a ratos que tinham ingerido álcool.
Uma hora e meia depois, a quantidade de álcool no sangue deles havia caído 31,8%. Se os ratos tivessem tomado pouca quantidade bebida, a eliminação do álcool no organismo teria sido total. Os pesquisadores afirmam que não há efeito colateral, e que os testes com humanos devem começar em breve.
“Já temos [uma versão para humanos] da primeira enzima, e estamos desenvolvendo a segunda. Teremos uma solução completa, um produto que todos poderão usar”, diz o engenheiro químico Yunfeng Lu, líder do estudo. As enzimas têm baixo custo de produção e devem ser comercializadas em dois anos.