Facisa desponta entre Universidades em Salvador
Nos dias 22 e 23 de setembro de 2016 a Coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) Bárbara Fagundes participou da 3ª edição da OFICINA DO PROJETO ABEPSS ITINERANTE na Univerdidade Católica do Salvador, com o tema: Os Fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional, onde na oportunidade estavam juntas as mais significantes Universidades da Bahia de Serviço Social.
A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS- BA organizaram este evento no intuito de discutir a formação profissional de Assistentes Sociais, pois este projeto tem se consolidado na ABEPSS como estratégia político-pedagógica de enfrentamento à precarização do Ensino Superior, por meio da difusão ampla dos princípios, lógica, conteúdos e desafios colocados para a consolidação das Diretrizes Curriculares. Na oportunidade ficou constatado o nível elevado do curso de Serviço Social da Facisa inclusive causando admiração dos presentes, pois estávamos em nível comparado o das Universidades públicas.
“Foram dois dias enriquecedores, onde foi possível a troca de experiências exitosas entre Escolas de Serviço Social do Estado da Bahia, e que, entretanto, fico muito satisfeita com o trabalho que estamos desenvolvendo aqui, pois, em parceria com o Diretor Acadêmico: Professor Dr. Jackson Cordeiro de Almeida, o curso de Serviço Social da FACISA está entre os melhores diante do que foi discutido nessa oficina. Procuramos sempre atender aos critérios estabelecidos pela ABEPSS e pelo conjunto CFESS/CRESS, e é claro, às demandas postas a nossa profissão na atualidade.” Ressaltou a Coordenadora do Curso de Serviço Social da Facisa Bárbara Gonçalves Fagundes.
O objetivo Geral da Oficina foi fortalecer a concepção dos fundamentos teórico- metodológicos e ético- políticos do Serviço Social que consubstanciam a lógica das diretrizes curriculares da ABEPSS e o trabalho profissional.
Quem ministrou a oficina foi o Coodenador Nacional de Graduação da ABEPSS: Rodrigo Teixeira e a Facilitadora da ABEPSS: Cristiana Mercuri. Foram discutidas várias questões sobre a formação profissional, como por exemplo, sobre os principais desafios para a garantia da direção social crítica na formação e no trabalho profissional, sobre o estágio supervisionado, sobre o ENADE, entre outros.
Uma questão importantíssima que inclusive houve a intervenção da Assistente Social Bárbara Fagundes foi o perfil dos Movimentos Sociais atrelados apenas ao Marxismo, sendo que Os Movimentos Sociais são abrangentes a diversas classes e diversos temas sendo necessário uma visão dos valores dos grandes clássicos da Sociologia e não apenas Karl Marx, tornando assim os Movimentos Sociais com uma visão ampla e não política partidária.
A Coordenadora do curso de Serviço Social da Facisa volta com a certeza da busca da Excelência da Faculdade e que apesar de estarmos no interior da Bahia desenvolvemos um trabalho paralelo ao das grandes cidades.
A Facisa se apresenta em grande estilo às Faculdades/Universidades da Bahia mostrando essa tendência de maior qualidade nas faculdades de pequeno porte, pois o trabalho desenvolvido é mais direcionado às necessidades.
É mais uma constatação de que a nota aferida pelo MEC à Facisa não foi um acaso e sim decorrente de um trabalho fundamentado e sistematizado.
A região precisa ter conhecimento da Facisa como Faculdade de Excelência, pois tem sido o seu propósito.