FACISA: Diretor Geral concede entrevista e fala sobre a avaliação positiva do MEC e a inserção de novos cursos
Durante três dias da última semana, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA) recebeu uma comissão avaliadora do Ministério da Educação e Cultura (MEC), para uma vistoria da estrutura física da instituição visando à inserção de novos cursos. Após um parecer positivo da comissão avaliadora, o Diretor Geral e Professor Doutorando da FACISA Jackson Cordeiro, convocou uma entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (03), para dividir com a população esta grande notícia.
O Diretor Geral Jackson Cordeiro disse que esteve na capital do país Brasília por duas vezes para conseguir esta visita e impulsionar a qualidade ofertada da IES. “Encerrou-se o ciclo negativo da CESESB e as crises instauradas na FACISA, estas foram as palavras dos avaliadores, pois recebemos a visita institucional do MEC que é considerada a mais rígida e complexa. Esta foi a oitava visita do MEC na FACISA e conseguimos lograr êxito, obtendo a aprovação pela comissão avaliadora, onde existia até uma desconfiança de que não estávamos funcionando com a excelência necessária” completou Jackson Cordeiro.
Com a notícia positiva a FACISA vislumbra novas perspectivas não só para a própria instituição, mas também para Itamaraju e região. “Diante deste momento de felicidade não poderia deixar de agradecer o apoio incondicional do Sr. José Francisco Saraiva Filho Mantenedor-Presidente do Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (CESESB), que sempre acreditou no trabalho realizado por esta instituição. A partir de agora estamos voltados para que Itamaraju volte a ser o polo educacional que vinha sendo há quinze anos e foi interrompido” afirmou Jackson Cordeiro.
O próximo passo da FACISA é aguardar a publicação no Diário Oficial da União (DOU), para então solicitar os cursos de Odontologia, Radiologia e Edificações de Edifícios, alcançando assim um novo patamar educacional para a região. “Já está pronto há algum tempo os projetos pedagógicos dos três cursos, no entanto estávamos impossibilitados de fazer as devidas solicitações, pois ainda precisávamos desta visita do MEC, agora é somente necessário revisar estes projetos para enfim dar novos rumos para a FACISA” completou Jackson Cordeiro.
Jackson Cordeiro falou que o Sr. José Francisco Saraiva Filho sugeriu que fosse solicitado dez cursos para a FACISA, porém para que esta gama de projetos pedagógicos esteja pronto requer tempo. “Devemos dar um passo de cada vez, este é um crescimento gradativo, não adianta fazer as solicitações sem antes ter cada projeto concluído. Segundo os avaliadores possuímos uma estrutura física fantástica e um funcionamento acadêmico invejável, nos falta somente implantar novos cursos e vamos lutar arduamente por isso, apesar das demandas que iremos enfrentar” salientou Jackson Cordeiro.
“Nossa avaliação destas escolhas é em decorrência de um estudo minucioso. Tínhamos a vontade de ofertar o curso de Odontologia antes mesmo da cidade de Ilhéus, visto que tanto a região do sul e extremo sul baiano e do Espírito Santo tem uma enorme carência e o vejo com uma enorme demanda. O de Edificações de Edifício é uma oportunidade de possuir constantemente um vínculo empregatício tanto para obras de pequeno quanto para grande porte. Radiologia nenhuma cidade da Bahia oferta este curso em nível superior exceto na capital Salvador, sendo esta área ocupada por técnicos na região” afirmou Jackson Cordeiro.
Segundo o Diretor Geral Jackson Cordeiro, esta visita foi a que trouxe maior tensão para os colaboradores da FACISA devido ao número de avaliadores que foi maior assim como o nível de exigência, pois a visão deles para com a IES foi extremamente criteriosa e abrangente, ouvindo funcionários e alunos, além de se informarem sobre o andamento e tombamento da FACISA. “Eu gostaria de salientar que os alunos da FACISA são corresponsáveis por 99% deste resultado positivo alcançado, pois nada foi omitido. Não poderia também deixar de comentar a postura dos funcionários e professores que contribuíram para que este momento chegasse. Com isso deixamos os avaliadores do MEC encantados com o funcionamento e organização de nossos processos. Sem dúvida existe um desgaste intenso principalmente para a direção da FACISA, mas eu sigo o filósofo Clóvis de Barros, e sempre digo que precisamos falar da excelência em sua plenitude para se alcançar resultados satisfatórios” afirmou Jackson Cordeiro.
Está é uma realização profissional imensurável e estou muito feliz, contudo mais feliz do que eu mesmo deve estar a cidade de Itamaraju, porque consolida-se o grande empreendimento da cidade que é a FACISA, que além de trazer empregos e novos moradores para movimentar a economia, traz o mais importante que é a educação. Poucos sabem, mas em nosso quadro de profissionais temos Delegados, Juízes e Doutores PHD para o enriquecimento municipal.
O prazo para que a nota seja formalizada e publicada no DOU é entre trinta e quarenta e cinco dias, a partir disso imediatamente a direção da FACISA entrará com o processo de solicitação dos cursos para que no primeiro vestibular de 2017 já os tenha disponíveis na instituição com as instalações dos laboratórios concluídas. Estes laboratórios possui um alto investimento, cerca de R$ 700.000 mil reais entre Odontologia e Edificações de Edifícios. Já o de Radiologia terá um custo menor, porque aproveitará parte do laboratório do curso de Enfermagem que é um dos melhores do sul e extremo sul da Bahia. O curso de Odontologia tem a duração de cinco anos (dez semestres), Edificações de Edifícios três anos (seis semestres) e Radiologia dois anos (quatros semestres).
“Gostaria de agradecer a sociedade externa, aos representantes de alunos, corpo discente e docente e funcionários que juntos contribuíram para o sucesso da FACISA, agregando conhecimento e valor” disse Jackson Cordeiro.
Maiores informações sobre o vestibular de inverno entre em contato com a FACISA através do telefone (73) 3294 – 3690. Por Site Zipix.