Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Ícone do forró Alcymar Monteiro critica sertanejo de Marília Mendonça    
14/06/2017

Ícone do forró Alcymar Monteiro critica sertanejo de Marília Mendonça

Ícone do forró Alcymar Monteiro critica sertanejo de Marília Mendonça

A Festa de São João nordestina, uma das representações culturais mais importantes do Brasil, neste ano ganhou uma grande polêmica entre artistas de diferentes gêneros. Tudo começou com a insatisfação de Elba Ramalho por ver o sertanejo ocupando um espaço grande na festa. A insatisfação não é só da cantora, já que pouco antes do início das festas, surgiu uma campanha no nordeste chamada Devolva Meu São João.

Em Caruaru (PE), Elba soltou o verbo para os jornalistas. A cantora comentou sobre a ideia da polêmica campanha e sua opinião sobre os sertanejos nas festas juninas. “Eu não tenho nada contra nenhum artista, acho que tem espaço pra tudo (…), porém…eu não canto na festa de Barretos. Dominguinhos também não cantava. A festa é deles. Eles têm essa coisa, de essa área é nossa. (…) quando chega o São João, se não tiver forró, eu não quero”, disse a cantora.

No sábado (10), Marília Mendonça tomou as dores por todos os artistas sertanejos e resolveu falar ao público da festa de São João de Pernambuco. A cantora não citou Elba Ramalho, mas estava claro que ela se referiu à polêmica.

“Vai ter sertanejo no São João sim, viu? Porque quem quer é o público. Então, muito obrigada por me abraçarem. Sei que vocês gostam mesmo é de música boa. Não importa o estilo”, disse a cantora.

Elba Ramalho se focou na crítica por mais espaço para cantores de forró nas festas de São João. Tal crítica é legítima – quando voltada aos organizadores das Festas, e não aos artistas de gêneros diferentes, que nada tem a ver com essa polêmica.

Alcymar Monteiro, ícone do forró e da música de raiz nordestina, parece não concordar com isso. O cantor fez uma crítica explícita tanto a Marília Mendonça quanto ao sertanejo. Em áudio divulgado pela revista Veja, o cantor parece ter tomado as dores de Elba Ramalho após a declaração de Marília Mendonça em seu show.

Segundo Alcymar, Marília Mendonça (e os sertanejos atuais) fazem “música para cachaceiro” e chamou o sertanejo atual de “breganejo”. O cantor continua: “sertanejo mesmo é Tonico e Tinoco, é Pena Branca e Xavantinho… não venha me enganar porque eu entendo de música boa e a sua música é horrorosa”, afirmou.

“Essa senhora não tem autoridade para falar nada. Como é que ela vem falar que aqui é lugar de sertanejo? Isso é um ‘breganejo’ horroroso para cachaceiro, para quem não tem identidade. Quem tá falando é Alcymar Monteiro“, atacou o cantor.

E continuou a criticar a cantora (apesar de Marília Mendonça não ter criticado Elba Ramalho). “Não fale mal de Elba Ramalho, que você não tem autoridade para isso, entendeu? Deixa a gente em paz, vão se danar! (…)Dona Marília Mendonça, você é lá de Goiás. Vá cantar lá no seu Goiás. Não vem encher o saco da gente aqui, não, entendeu? Você vem lá de Goiás invadir nossa praia. Agora vê se a gente canta lá no teu Goiás. Vocês não deixam”, afirmou.

Por Damy Coelho

Ouça o áudio:

https://www.youtube.com/watch?v=FBRHVcGCc1U