Incêndio destrói Loja de Variedades em Itamaraju, confira o vídeo
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Por Daniel Borges
A loja ‘O Mundo das Variedades’, em fucionamento há cerca de 03 meses, localizada á Av. ACM, no centro comercial de Itamaraju, em frente ao Complexo Policial da cidade, ficou completamente destruída após um incêndio de grandes proporções, que por pouco não atingiu casas residenciais e outros estabelecimentos comerciais nas imediações, na noite desse domingo (13).
O incêndio começou por volta das 21h, quando populares perceberam as primeiras chamas, próximo a porta de entrada do estabelecimento. Alguns esforços foram feitos para conter o incêndio, mas sem sucesso. Em poucos minutos o fogo tomou conta da loja, que possuía muitos produtos à base de papel e plástico, o que facilitou o alastramento do fogo. Uma guarnição da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar, sob comando do tenente Sidney Rodrigues, esteve no local afim controlar o tráfego de veículos na avenida e isolar a área para evitar danos maiores.
Centenas de pessoas se aglomeraram defronte a loja para acompanhar as proporções que o incêndio estava tomando, se solidarizar com o comerciante prejudicado, e contribuir de alguma forma. Os populares ajudaram comerciantes e moradores das imediações a retirarem suas mercadorias, móveis e utensílios, devido ao risco de propagação do fogo. O único prédio vizinho atingido pelas chamas foi o imóvel da Auto-Escola Vitória, que fica ao lado da loja incendiada, entretanto apenas parte irrelevante do teto foi queimada, sem maiores danos.
Diante do problema, uma comoção popular se criou diante das dificuldades enfrentas pelo município de Itamaraju, que não possui Corpo de Bombeiros. Populares bradavam o nome da cidade vizinha com a chegada do grupamento do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas. “Teixeira, Teixeira, Teixeira, Teixeira”, vibravam os itamarajuenses indignados com as deficiências no sistema de segurança pública da cidade. “Vou transferir o título e votar em Teixeira de Freitas esse ano”, afirmavam outros.
O comandante do grupamento do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas, Subtenente Oliveira, estava de folga e passava o final de semana na casa de seus familiares em Itamaraju e, tão logo, tomou conhecimento da ocorrência do incidente, acionou a corporação em Teixeira de Freitas, que de imediato deslocou-se para Itamaraju, chegando ao município 55 minutos após. As chamas foram contidas por completo e todos os focos de incêndio eliminado, trazendo tranquilidade para a sociedade em geral.
Antes da chegada do corpo de bombeiros um caminhão pipa da embasa esteve no local, entretanto, por problemas técnicos, não contribuiu em nada. O carro teve dificuldade para dá partida, e teve que ser empurrado por populares para “pegar no tombo”.
Causas e Prejuízos
Ainda não é possível mensurar o tamanho do prejuízo causado pelo incêndio. O proprietário da loja, que estava abalado diante do incidente, preferiu não se pronunciar à imprensa, a priori. Conversando informalmente com repórteres do ele afirmou que não faz ideia do prejuízo que sofreu, haja vista que não tinha seguro com cobertura para casos de incêndio. “Não sei calcular o valor em mercadoria que havia na loja, bem com toda estrutura montada para o funcionamento da empresa”, lamentou.
Outro prejuízo diz respeito a estrutura física do prédio, que ficou parcialmente destruído. É provável que o imóvel terá que ser demolido por completo, por risco de desabamento.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Uma perícia técnica deve ser realizada ainda hoje pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas (DPT).
Confira o vídeo do incêndio: