Instagram Stories faz Snapchat cair pelo menos 40%
O Instagram se inspirou no Snapchat para criar a ferramenta batizada de “stories” e, com isso, complicou a situação do concorrente. Segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (31), com o lançamento da novidade no Instagram, houve queda de 40% nas visualizações do Snapchat em todo mundo.
Lançado em agosto de 2016, o Instagram Stories não completou seis meses ainda, mas já tem 150 milhões de usuários ativos, mesmo número que o Snapchat tinha em seu último relatório, divulgado em junho. Ao todo, o Instagram tem 600 milhões de usuários ativos, então a empresa ainda tem muito público para conquistar com o recurso.
Segundo Nick Cicero, CEO de uma empresa de análise de conteúdo, um estudo com 21 mil histórias do Snapchat, mostra queda de 40% entre julho e novembro do ano passado. Ao TechCrunch, outro CEO de uma empresa que administra contas de famosos em redes sociais contou que a queda média dos seus clientes foi de 20% a 30% desde agosto até janeiro.
Além do impacto da concorrência com o Instagram, outra coisa apontada como responsável por diminuir as visualizações é a retirada do recurso de avançar automaticamente para os snaps de outros usuários, o que o Instagram manteve. Sem a rolagem automática, o usuário pode selecionar e ver somente os que se interessa mais, vendo menos histórias.
Abandono
Com maior número de visualizações e seguidores no Instagram, é natural que muitos criadores de conteúdo estejam abandonando o Snapchat. Mike Albanese, responsável por outra empresa de gerenciamento de talentos, afirmou que o ambiente criado pelo Instagram é melhor – a empresa ainda mostra histórias de sucesso na aba “Explore”. No Snapchat, é difícil encontrar alguém para seguir. “Influenciadores que não conseguiram uma audiência tão grande no Snapchat praticamente abandonaram a plataforma porque era muito mais fácil para eles crescer dentro de sua própria audiência no Instagram Stories”, disse ele ao Techcrunch.
Para fazer o Snapchat crescer, hoje em dia, a pessoa precisa promover a conta em outras redes. A reportagem cita a personalidade Hannah Stocking, que viu as visualizações no Snapchat caírem de 150 mil em agosto para 90 mil em janeiro. No mesmo intervalo, o número de seguidores dela no Instagram cresceu de 1,2 milhão para 4,3 milhões. Da Redação (
)