Itamaraju: Embasa é autuada por crime ambiental
Após repercurssão de imagens da empresa realizando descarte ilegal de dejetos, empresa é multada e gerente preso
A cerca de três dias atrás em Itamaraju, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi flagrada cometendo crime ambiental.
Logos após as imagens ganharem repercussão, o Promotor de Justiça Igor Saulo Ferreira Rocha Assunção, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e a Polícia Militar, constatou o descarte irregular de resíduos sólidos e líquidos em desacordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
O local apresentava lançamento de detritos, óleos e substâncias poluentes que geraram forte odor e desconforto à população.
Dessa forma, o gerente regional da Embasa foi preso em flagrante pelo promotor e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.
Além da prisão, a Secretaria de Meio Ambiente aplicou uma multa de R$ 318.780,00 contra a Embasa por degradação ambiental e impacto negativo à qualidade de vida dos moradores. O promotor também informou que entrará com denúncia formal contra a empresa, além de buscar indenizações para as famílias afetadas.