Itamaraju: Homem que colocou fogo em banco é esquizofrênico
Família diz que o homem que colocou fogo num caixa eletrônico de um banco, enfrenta quadro de esquizofrenia há anos

No início da tarde desse domingo (4), em Itamaraju, um homem colocou fogo num caixa eletrônico do Banco Caixa.
Assim, a motivação para tal ação permanecia desconhecida, porém a família desse homem esclareceu através de uma nota toda a situação.
De acordo com as informações da família, ele enfrenta um severo quadro de esquizofrenia há alguns anos.
Mas o que é isso?
A esquizofrenia é um transtorno mental crônico e grave que afeta não só o modo como alguém pensa, mas também sente e se comporta.
Ou seja, trata-se de uma desconexão com a realidade, em alguns casos manifestada através de alucinações, delírios, e também alterações no pensamento e comportamento.
Itamaraju: Homem coloca fogo em agência bancária
“Ele não agiu por maldade ou por intenção criminosa. Foi um momento de total desconexão com a realidade. Nossa família tem acompanhado sua condição de perto, com acompanhamento médico e esforços contínuos para garantir o tratamento necessário. Sabemos da gravidade do que aconteceu, mas também sentimos a dor de ver um ente querido em sofrimento profundo, sem discernimento entre o certo e o errado”, afirmam os familiares.
Embora a avó, que é a principal responsável por seus cuidados diz que não sabe o que fazer, visto que já tentou não só o uso de medicação contínua, como também internação, mas não obteve o resultado esperado.
Segundo um familiar, a avó não sabe mais nenhum meio para fazer seu neto melhorar, uma vez que a cada piora, ela fica mais abalada.
Além disso, também há o julgamento público de terceiros sem a mínima compreensão dessa doença, que é que está por trás de tudo isso.
“Não estamos tentando justificar. Apenas pedimos que esse caso seja analisado não só sob uma ótica criminal, mas também com um olhar humano, médico e social. A saúde mental precisa ser tratada com seriedade e sensibilidade em nossa sociedade” diz a nota.
Com informações da Revista Bration