Itamaraju: Polícia Civil elucida caso sobre roubo de carga e falso sequestro
Noel dos Santos Borges foi apresentado na delegacia da Polícia Civil de Itamaraju como vítima de um possível sequestro na condição de motorista com objetivo de roubarem a carga, contou que teria sido sequestrado quando estava entrando no caminhão para seguir viagem fato ocorrido no patio do posto Vitória localizado na BR 101 município de Itabela por volta das 21:00hs do dia 25/12/2017, que após tomarem a direção do veículo rodaram por aproximadamente uma hora depois o abandonaram no patio do posto Serral em Itamaraju.
A equipe da Delegacia de Itamaraju sob a coordenação do DPC Marco António Neves, encontraram diversas contradições e iniciaram as investigações e com provas de que a versão apresentada pelo motorista era mentirosa, Noel resolveu confessar a sua participação no roubo da carga . Afirmando que havia carregado a carreta em São Paulo com a carga de materiais da Helmans e Knorr com um valor aproximado em R$ 380.000,00 mil reais.
Que chegou em Cariacica-ES no dia 23/12/2017 e como era véspera de Natal deixou a carreta com a carga guardados no depósito da empresa e no dia 25/12/2017 retornou a empresa para reiniciar a viagem com destino ao Estado da Paraíba. Ao movimentar a carreta percebeu que a mesma estava muito leve sinal de que não estava com a carga que ele havia deixado quando chegou de São Paulo. Ainda segundo Noel não fez nenhum comunicado a empresa pois era feriado de Natal. E durante a viagem ainda no ES recebeu um telefonema de um encarregado da empresa dizendo que alguém na cidade de Itamaraju entraria no veiculo.
De fato ao chegar na cidade de Itamaraju e estacionar a carreta no posto Bem-te-vi foi ao sanitário e quando retornou a carreta um elemento que trajava uniforme da empresa abriu a porta do carona e entrou no veículo dizendo que ele deveria somente dirigir não se importando com o que fosse feito a partir daquele momento. E o elemento iniciou o desmonte do painel da carreta, desligando e cortando vários fios dos aparelhos que monitoram a carreta, fazendo com que a empresa não tivesse mais a localização da carga e que teria ido até o Posto Serral na BR 101, Município de Itabela, onde desceu da carreta e um outro elemento se juntou ao que já se encontrava no interior do veículo.
Noel foi tomar banho, jantou e passaram-se cerca de 40 a 60 minutos e um deles desceu e Noel retornou a cabine do veículo e em companhia de um deles veio até o posto Serral em Itamaraju onde estacionaram no patio por volta de 02:00hs manhã. Sendo que o elemento que estava em sua companhia foi embora, orientando Noel que ficasse no interior do veículo até o dia clarear colocando em seus punhos e tornozelos braçadeiras que são utilizadas como algemas. E de fato Noel permaneceu no interior do veículo até por volta de 04:30hs manhã.
E quando viu um motorista se aproximando bateu no vidro da porta para chamar atenção sendo assim socorrido. Acionaram a Polícia Militar que compareceu ao posto, e diante da versão apresentada por Noel foi o mesmo conduzido até a delegacia para registro da ocorrência e diante das contradições no registro de ocorrência a equipe de policiais da delegacia de Itamaraju comandada pelo Delegado Marco Antônio Neves iniciaram as investigações, coletando provas onde ficou apurado que Noel fazia parte de uma organização criminosa cujo o objetivo é roubar cargas que estão asseguradas. Noel foi autuado em flagrante, e encontra-se preso à disposição da justiça. As investigações continuam para identificação de outros membros da organização criminosa, bem como localização das mercadorias que foram roubadas.
Fonte: DPC Marco Antonio /8a Coorpin