Itamaraju um recanto de belezas naturais na Costa das Baleias no extremo sul baiano venha conhecer
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Itamaraju é uma palavra oriunda da língua Tupi. Significa “Pedra das árvores do Jucuruçu”. Através da junção dos termos “ita” (pedra), “mara” (mata) e “ju” (primeira sílaba do rio Jucuruçu). Esse nome foi dado pelo senhor Moisés de Almeida. Suas Valorosas serras constam na carta de Pero Vaz de Caminha, escrita a Dom Manoel desde 1500 quando o Brasil foi descoberto.
Seu principal ponto turístico é o Monte Pescoço, que é exposto na bandeira do município. Itamaraju possui a missão histórica de ser a cidade guardiã do ”Monte Pascoal”, primeira porção continental brasileira avistado por Pedro Álvares Cabral. Itamaraju faz parte das famosas “Serras Baixas” descritas na carta de Pero Vaz de Caminha em 1500. O município também faz parte da Costa das Baleias e tem como datas festivas importantes, as festas juninas, a festa de Santos Cosme e Damião, Cavalgadas etc. Esses eventos são responsáveis pela geração de emprego e renda nestes períodos.
Com costumes típicos de municípios interioranos, Itamaraju tem sua renda direta gerada principalmente pelo setor agrícola e possui um dos maiores rebanhos bovinos da Bahia. O município é um dos maiores produtores de café no estado e tem na Cafénorte a principal empresa responsável por este cultivo, que é a maior produtora mundial da variedade Conilon (Robusta).
No centro da cidade, encontram-se as Praças Castelo Branco, Dois de Julho e Independência (está localizada no centro da cidade baixa,) locais propícios para conhecer gente nova e descontração. Além da tradicional rua dos trailers que possui uma excelente área de alimentação onde se pode deliciar uma variedade de lanches, que são considerados os melhores da região.
Informações: (73) 3294-3132 / seagritamaraju@hotmail.com / www.semaita.blogspot.com