Lançada 15° Campanha de vacinação contra a gripe em Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
A Vigilância Epidemiológica em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal de Itamaraju convida a população para serem imunizadas na campanha contra gripe que tem como slogan este ano “Quem lembra da Vacina se protege da Gripe”.
A campanha é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais, abrangendo todos os estados do País e o Distrito Federal. A campanha foi iniciada no dia 15/04 e terminará no dia 26/04, com o dia de mobilização nacional (Dia D) marcado para o sábado (20).
Os pontos de vacinação em Itamaraju são todos os PSF (s) da cidade, Vigilância Epidemiológica e postos especializados. Na zona rural que engloba os Distritos, Assentamentos e Fazendas será feito o deslocamento de equipe (s), para fazer a imunização destas pessoas que residem longe do município. Nas escolas será feita a vacinação somente no (Dia D).
Este ano, a vacina tem os três tipos de vírus que mais circularam no inverno, Influenza H1N1, H3N2 e Influenza B. A meta em Itamaraju é atingir 13.083 pessoas, contribuindo para atingir a meta nacional que são 31,30 milhões de pessoas, com o objetivo de evitar a propagação do vírus da influenza, principalmente entre os grupos prioritários, que compreendem crianças de 6 meses a 2 anos de idade; gestantes, independente da idade gestacional (meses de gravidez); mulheres no período puerpério, até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores da Saúde que atuam nos serviços de referência para Influenza; população privada de liberdade (população prisional). Neste ano, se estende também a pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves de gripe influenza.
Luci Jesus dos Anjos Monteiro-Enfermeira da Vigilância Epidemiológica nos disse que é indispensável que as pessoas tomem a vacina mesmo se tiverem tomado nos anos anteriores, devido à mudança da vacina, visto que os vírus mortos variam com o quadro epidemiológico do vírus da influenza.
Lembre-se de levar o cartão de vacinação da pessoa que será imunizada. O documento é importante para acompanhamento e conferência de doses que já foram tomadas.