MST lança programação festiva em comemoração aos 30 anos de luta na Bahia
Durante a noite desta terça-feira (30), no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Itamaraju, aconteceu o lançamento da festa de comemoração dos 30 anos Movimento Sem Terra (MST) na Bahia.
A comemoração intitulada “MST-Bahia 30 Anos Na Luta Pela Reforma Agrária desde 1987”, irá reunir uma gama de pessoas para poder vivenciar este momento ímpar do (MST).
O auditório da (CUT) esteve com sua capacidade máxima de pessoas onde foram compartilhadas lembranças dos árduos desafios vivido outrora, emoções, lutas e conquistas que fizeram o (MST) ter a devida relevância nos dias atuais. A mesa esteve formada pelo Coordenador do MST na Bahia Evanildo Costa, Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Itamaraju Raniere Botelho, a vereadora de Teixeira de Freitas Erlita de Freitas, o Dirigente Regional do MST Paulo Cesar e Leandro Dominicini Diretor Estadual do (MST).
A história do (MST) no estado da Bahia se iniciou na cidade de Alcobaça no ano de 1987, quando centenas de famílias camponesas se juntaram para lutar em defesa da terra, ocupando na época a Fazenda 40/45, área esta que estava destinada ao plantio de eucalipto. Atualmente o local chama-se Assentamento 40/45 onde as famílias assentadas cultivam a agricultura familiar.
Evanildo Costa ao proferir algumas palavras, disse que compartilhar este momento com várias pessoas do movimento e simpatizantes, na luta pela reforma agrária é bastante especial, pois em Itamaraju há muitos militantes e mesmo aqueles que são contra os possui um grande respeito pelo (MST). “Hoje podemos dizer que Itamaraju é a capital baiana da reforma agrária” finalizou Evanildo.
Já Leandro Dominiciani, em entrevista disse o quanto é imensurável participar tão ativamente do (MST), na luta diária por melhorias tanto regionalmente, quanto nacionalmente . “O (MST) é motivo de muito orgulho pelo que se transformou ao longo da história e fazer parte dele é bastante gratificante” completou Leandro.
Com a palavra franqueada aos presentes foi destacado a presença das mulheres dentro do (MST), com sua participação ativa e importante, visto que elas foram protagonistas e pioneiras no início das ocupações de terra no extremo sul baiano.
A programação festiva será iniciada no feriado da Independência do Brasil (07), em Alcobaça no Assentamento 40/45, a partir das 14hs e engloba homenagens e shows musicais.
Entre os dias (08) e (10), a comemoração continuará em Itamaraju na Praça José Berilo de Carvalho (Rotary Club), onde terá exposições de produtos da Reforma agrária, apresentações culturais e musicais com artistas identificados com o (MST), palestras e torneio de futebol. Veja abaixo a programação completa: