Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Município homenageia professores de 17 Escolas de Itamaraju pelo alcance no índice do IDEB    
20/09/2012

Município homenageia professores de 17 Escolas de Itamaraju pelo alcance no índice do IDEB

Município homenageia professores de 17 Escolas de Itamaraju pelo alcance no índice do IDEB

Siga-nos no twitter: @sitezipix

Por Athylla Borborema

A Secretaria Municipal de Educação de Itamaraju, festejou no final da tarde desta quarta-feira (19/09), no plenário da Câmara Municipal, o resultado alcançado por 17 Escolas Públicas Municipais, em notas referenciais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que mede a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. No encontro comemorativo o município homenageou as escolas representadas pelos seus diretores, professores e colaboradores.

 

O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do INEB e em taxas de aprovação. Para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e freqüente a sala de aula. Tanto que para os pais e responsáveis possam acompanhar o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o IDEB da instituição. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

Conforme a secretária municipal de Educação, pedagoga Dilce Moura, o índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Ela explica que o IDEB foi criado pelo INEB – Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.

Segundo a secretária Dilce Moura, a meta das escolas de Itamaraju para 2011 era de 3,4 pontos, mas foi alcançado uma média de 3,8, superando a meta almejada. Sendo que 17 Escolas Públicas Municipais de Itamaraju pontuaram no IDEB e a Escola Municipal Duque de Caxias foi a maior referência da educação municipal, na avaliação do IDEB, que obteve nota média de 4,9. Ou seja, explica a secretária, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação.

Por exemplo, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no IDEB. A primeira instituição de ensino do extremo sul da Bahia a se classificar com louvor no IDEB, foi a Escola Municipal de Itupeva no município de Medeiros Neto com 5.6 pontos, e a segunda foi a Escola Municipal Brasilino Pereira de Souza, sediada na cidade de Lajedão, que levou 5.5 na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.

Conforme ainda a secretária municipal de Educação de Itamaraju, Dilce Moura, para os pais, o IDEB é uma excelente ferramenta para orientar a escolha de qual escola matricular seus filhos e também para estimulá-los a cobrar, dos governantes e dos diretores das instituições, melhorias. Aos responsáveis pelas escolas, o índice aponta bons exemplos que merecem ser seguidos (colégios que precisam se aperfeiçoar podem pesquisar boas iniciativas em seus vizinhos mais bem colocados no ranking).

“Em Itamaraju, temos feito a nossa parte com grandes investimentos na educação e na qualificação dos nossos profissionais de ensino e, sobretudo, temos dado condição digna de estudo aos nossos alunos, desde a merenda escolar de qualidade, até a carteira que ele senta. E devo dizer que o IDEB ainda ajuda a todos nós secretários, prefeitos e governadores a radiografar quais são as escolas problemáticas e promissoras de sua rede”, disse Dilce Moura.