Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Nova diretoria da Liga de Futebol de Itamaraju é empossada    
06/02/2013

Nova diretoria da Liga de Futebol de Itamaraju é empossada

Nova diretoria da Liga de Futebol de Itamaraju é empossada

Siga-nos no twitter: @sitezipix

Depois de reeleito presidente da Liga de Futebol de Itamaraju – LFI, o Pastor da Igreja Assembleia de Deus e Sargento da Polícia Militar, José Orlando Santana Cruz, bem como seu 1º Vice-Presidente, Jovelino Lopes Vieira – ‘Neto da Liga’, e, o 2º Vice-Presidente, José Messias Lemos de Andrade, foram empossados na noite de segunda-feira (04/02) para o biênio 2013/2014.

A nova diretoria foi eleita por aclamação na noite de 28 de janeiro com a participação de 20 dos 52 clubes filiados a Liga. Na ocasião 17 clubes votaram a favor, dois foram contrários e um preferiu abster-se de votar. Tanto a eleição como a solenidade de posse ocorrida nas dependências da Igreja Assembleia de Deus, foram conduzidas por uma Comissão Eleitoral presidida por Natanael de Araújo Santos, tendo como Secretário, Ademir Jorge Barbosa, e Escrutinador, Eliomar Dias Santos. A posse, uma semana depois da eleição, foi em cumprimento ao Estatuto da Entidade que prevê um prazo de 72 horas para possíveis recursos, mas de acordo com Natanael, nenhum recurso foi apresentado nesse período.

Cerca de 50 pessoas entre desportistas, presidentes de clubes e jogadores prestigiaram a solenidade de posse. Entre os mais conhecidos estavam o vereador Osvaldo Silveira Rocha – ‘Valzão do PT’ que já presidiu o Estrela Jovem do Bairro Várzea Alegre, Tom da Escolinha de futebol do Grêmio, Diu Guarda, atual presidente do Ajax Futebol Clube, e Solivan Pascoaline, que já ocupou cargo na diretoria da Liga e dirigiu a Seleção local no Campeonato Intermunicipal.

Fundada em 1990, a LFI possui hoje 10 clubes filiados na 1ª Divisão e mais 42 na 2ª. Depois de assinar o termo de posse o presidente reeleito fez o seu primeiro discurso pedindo o apoio de todos para que a Liga alcance seus objetivos, “ninguém preside sozinho então eu preciso dos clubes, preciso do apoio dos diretores, preciso do apoio de todos, tudo que nós falamos nós vamos tentar realizar, vamos administrar com os clubes”, ressaltou.

Pastor Orlando anunciou aos presidentes de clubes que pretende realizar 4 campeonatos neste ano, sendo o Sub-15 e o da 2ª Divisão a partir do mês de março e, após o encerramento destes, o Sub-17 e o da 1ª Divisão, com previsão de finalização das competições até o mês de julho, quando começam os preparativos para o Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador, organizado pela Federação Baiana de Futebol. Tanto o Sub-15 quanto o Sub-17, chamados respectivamente de ‘Copa Pablo Machado’ e ‘Copa Café’, homenagem a ex-jogadores da seleção, serão abertos a todos os clubes que quiserem participar.

Sargento Orlando também anunciou que pretende criar três seleções ao invés de uma, o objetivo, segundo ele, é o fortalecimento do trabalho de base, “queremos ter as seleções Sub-15, Sub-17 e a principal, isso vai proporcionar maior empenho dos jovens atletas”, disse, e, concluiu, “podem esperar de mim empenho, podem esperar de mim trabalho e força de vontade, vai dar certo? só o tempo vai dizer, será o melhor campeonato? só o tempo vai dizer, mas uma coisa eu quero garantir, vocês estão tendo um presidente que tem coragem, um presidente que procura fazer as coisas de forma correta, um presidente que corre atrás, Deus abençoando vai dar certo, se não der certo pelo menos não vai faltar esforço e empenho da nossa parte”.

Ainda de acordo com o presidente, os demais integrantes da nova diretoria da LFI serão anunciados após o carnaval quando começam os trabalhos de planejamento dos campeonatos.

Durante o evento, o ex-técnico da Seleção de Itamaraju, Solivan Pascoaline, entregou ao presidente reeleito cópias de dois projetos que tramitam na Superintendência de Desportos da Bahia – SUDESB. O primeiro é o da reforma completa do Estádio Municipal Juarez Barbosa e, o segundo, trata das obras de infraestrutura para o campo do Bairro Corujão. “Por cinco anos consecutivos eu e o Grilo fomos até Salvador em busca da aprovação desses projetos e quando estávamos com a faca e o queijo nas mãos foi na ocasião em que Pedro assumiu e a Prefeitura estava com alguns problemas e não dispunha das certidões negativas, acho que agora a Liga tem plenas condições de conseguir lograr êxito”, assegurou.

Vice-Presidente

A nova diretoria tem um Vice-Presidente de peso, Jovelino Lopes Vieira, o ‘Neto da Liga’, conseguiu grandes feitos na ocasião em que dirigiu a entidade entre 2001 e 2004. Sagrou-se campeão do Intermunicipal por duas vezes, em 2002 e 2004, únicos títulos obtidos pelo selecionado itamarajuense. “Estou aqui pra somar, vou ajudar no que for necessário, o que eu puder passar de experiência para o presidente eu vou passar, estou acreditando nessa diretoria”, destaca.

O Presidente e seus Vice-Presidentes ainda ouviram dos representantes dos clubes uma cobrança sobre a situação dos campos de várzea do município, principalmente porque o Campeonato de 2ª Divisão é realizado nesses campos, o presidente prometeu pedir ao prefeito que realize as obras necessárias.

Outro ponto que mereceu destaque na solenidade foi a presença do pai do jogador Magabal, seu José. A Liga de Futebol e os clubes filiados estão imbuídos na realização de ações que venham arrecadar doações para a família do jogador. Joscimar Pereira Santos, o Magabal, 24 anos, foi cruelmente assassinado na noite de 25 de novembro do ano passado no Bairro URBIS-III, onde residia. Recentemente a viúva do jogador deu a luz a um bebê e, isso, deixou ainda mais evidente à necessidade de um apoio social.

Como homenagem ao jogador, o Presidente José Orlando já determinou que o Troféu da 1ª Divisão será intitulado ‘Troféu Magabal’. Além disso, no próximo dia 24, as seleções de Itamaraju e Prado estarão realizando um amistoso beneficente, a renda será revertida em prol da família do jogador.

Por Nilson Chaves

 

Tags: