Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Palestra com Reinaldo Polito no auditório da Facisa em Itamaraju foi um sucesso    
01/03/2013

Palestra com Reinaldo Polito no auditório da Facisa em Itamaraju foi um sucesso

Palestra com Reinaldo Polito no auditório da Facisa em Itamaraju foi um sucesso

Siga-nos no twitter: @sitezipix

Aconteceu na noite de quinta-feira (28/02) na FACISA – Faculdade de Ciências Socais Aplicadas, do CESESB – Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia, em Itamaraju, uma palestra ministrada por Reinaldo Polito, renomado mestre brasileiro na arte de se expressar em público.

A palestra teve como tema “Vença o medo de Falar em Público”, aconteceu no auditório da FACISA. O professor Reinaldo Polito fez uma palestra divertida, motivadora e de conteúdo muito interessante do princípio ao final. Durante a palestra os participantes receberam dicas e sugestões práticas de como falar com desembaraço e sem inibição.

Entre os assuntos que foram abordados estão: truques de como usar a emoção na fala, como usar bem a voz em qualquer ambiente, como corrigir os tiques e vícios da comunicação, boa postura para falar em pé ou sentado, comunicação do semblante e dos olhos, como planejar apresentações de sucesso, como falar de improviso, a importância de falar com naturalidade, como conquistar ouvintes hostis e indiferentes, a escolha do vocabulário ideal, como lidar com as perguntas da plateia e a gesticulação eficiente.

A própria palestra serviu de exemplo de como os ouvintes deverão usar as regras da boa comunicação para falar em público. Reinaldo Polito palestrou para acadêmicos e convidados da faculdade, somando um público de aproximadamente mil pessoas, que estavam atentamente ouvindo todas as dicas de como melhorar seu desempenho pessoal.

A oratória é a peça-chave para a capacitação plena dos profissionais e estudantes de Direito, pensando nisso a palestra teve um foco maior para os acadêmicos de direito, mostrando a maneira correta e eficiente de falar em audiências, na sustentação oral perante os tribunais superiores, nas teses de defesa ou de acusação no Tribunal do Júri, no relacionamento com clientes, nas reuniões com outros advogados no escritório e diante de plateias mais exigentes, em palestras e conferências, tornando-se um advogado comunicativo, seguro e envolvente, desenvolvendo todos os aspectos da argumentação convincente por meio de uma excelente comunicação.

Jackson Cordeiro de Almeida diretor geral da FACISA nos disse que, foi uma satisfação muito grande receber o palestrante Reinaldo Polito, uma das pessoas mais importantes em oratória do país, consolidando cada vez mais o trabalho e excelência da FACISA. Citou a participação dos acadêmicos como excelente e parabenizou os acadêmicos do curso de Administração, que foram responsáveis pela produção e folders do evento. Agradeceu a presença de personalidades políticas da região, inclusive um vereador do estado de São Paulo, a sociedade civil organizada que lotou o auditório e o Diretor Administrativo José Francisco Saraiva Filho, que apesar de estar em São Paulo administra da melhor maneira possível, viabilizando todo processo administrativo da FACISA.

Reinaldo Polito falou da emoção de estar à primeira vez em Itamaraju, na companhia de jovens gentis com sede de conhecimento, que lhe tratou muito bem.  Ainda ressaltou sobre o aprimoramento da comunicação, lembrando que todos os profissionais necessitam ter bons argumentos para apresentar projetos, propostas, participar de reuniões, realizar negócios etc. Estas são ocasiões cruciais para se usar a boa comunicação e a naturalidade, passando confiança ao ouvinte para não correr o risco de regredir em sua carreira profissional. Ele completou dizendo alguns cuidados de como se portar ao falar em público como: treinar com amigos de uma forma animada ao falar, usar um volume de voz apropriado para o ambiente, pronunciar bem as palavras, possuir uma fala motivadora, ter um vocabulário rico, evitar os vícios de linguagens como né, da, que, gesticular de forma moderada sem colocar as mãos no bolso, não deixar os braços nas costas, não se apoiar ora em uma perna ora em outra, são cuidados para conseguir uma comunicação eficiente.