Parabéns: Itamaraju comemora 55 anos de existência
Nesta quarta-feira (05), a cidade de Itamaraju comemora 55 anos, com muitas histórias vividas. A bela cidade rica em belezas naturais foi emancipada politicamente em 1961, se desmembrando de Prado-BA e possui o maior território do extremo sul baiano com 2.580 km².
A “Princesinha do Extremo Sul” com era chamada, já foi uma grande referência econômica nas décadas de 70, 80 e 90 com a comercialização do cacau.
Na Carta de Pero Vaz de Caminha, a passagem em que ele fala das “Serras Baixas”, se refere a Itamaraju, na ocasião da chegada dos portugueses. O atual município nasceu de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos santos padroeiros Cosme e Damião. Tinha uma pequena rua tortuosa (atual 5 de Outubro) e com não mais de 150 casas, inclusive barracos, na sua maioria construídos de taipa.
Origem do Nome – Na linguagem indígena significa “pedra”. O maior símbolo da cidade é a “Pedra do Monte Pescoço”. A palavra “Mara” simboliza uma região montanhosa, forte característica da cidade. “Ju” é a primeira sílaba do rio que corta a cidade, o Rio Jucuruçu. Itamaraju, em 1500, com a chegada dos portugueses foi um dos montes avistados pelos colonos. A terra sempre habitada pelos índios pataxós, em 1860 foi “invadida” por exploradores de madeiras.