Passagem da Tocha Olímpica por Itamaraju fica marcado na história
A passagem da Tocha Olímpica mudou a rotina da cidade de Itamaraju nesta quinta-feira (19). A tocha veio do estado do Espírito Santo, passou pela cidade de Teixeira de Freitas e desembarcou na princesinha do extremo sul baiano. Foi possível ver um brilho diferente no olhar de cada cidadão que vivenciou este momento único e que já entrou para a história do município.
A população compareceu para ver o símbolo dos Jogos Olímpicos passando pelas principais ruas do município. Os itamarajuenses que tiveram a oportunidade de participar e fazer as honras da casa foi a professora Glória Assis, o médico Sebastião Maia e Diltei da Funai ambos sendo condutores da tocha e os estudantes da rede pública de ensino Raira dos Santos Oliveira, Ramon Rodrigues Rangel e Jamile Raiane Ferreira que foram selecionados através de um concurso de redação promovido pelo MEC e acompanharam a tocha durante todo o trajeto percorrido no revezamento.
A chama olímpica percorreu 2.1 km em Itamaraju, onde o tour foi iniciado na Praça da Independência próximo a Igreja Santos Cosme e Damião, seguindo para cidade alta pela popularmente conhecida Ladeira do Canequinho, Rua Rondônia, Av. Presidente Médici (Praça do Rotary Clube com uma grande estrutura montada, definindo o local como praça de celebração, durante 15 minutos a tocha permaneceu no local que teve também apresentações culturais), Praça Castelo Branco, Rua José de Anchieta, Rua JJ Seabra e Rua Joaquim Golçalves Ledo.
A cada 200 metros percorridos uma pessoas diferente teve o prazer e honra de conduzir a tocha. A chama olímpica saiu de Olímpia, cidade situada na Grécia foi acesa no dia (21/04), e chegou ao Brasil no dia (03/05). Ao todo, 28 municípios receberão o fogo olímpico.
Ao todo, 12 mil pessoas vão conduzir a chama olímpica pelo Brasil pelos próximos noventa e três dias.