Pedro da Campineira assina termo de compromisso com o programa Caminho da Escola em Itamaraju
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Na manhã desta quinta-feira (18) Itamaraju avançou um mais um passo em direção ao progresso, ao assinar, através do gestor municipal Pedro da Campineira, o termo de compromisso com o programa Caminho da Escola, coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Reunidos na secretaria de educação para firmar o compromisso e garantir a vinda de 11 ônibus para o município junto ao órgão competente, prefeito, secretária da educação e coordenadores de projetos relacionados esporam suas expectativas, dificuldades, ideias e sugestões na rotina em sala de aula, visando proporcionar maiores facilidades principalmente para os alunos das zonas rurais, que muitas vezes encontram dificuldades no transporte à escola e terminam por desistir, diminuir sua frequência em sala ou ter seus resultados prejudicados.
O Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.
Na oportunidade, Pedro da Campineira enfatizou sua preocupação em adquirir mais benefícios como este para os estudantes, com ações e empenho conjunto das equipes de trabalho disponibilizadas, através da inovação e busca de conhecimento por parte dos professores, aplicando novas metodologias envolventes em sala, interagindo realmente com os alunos, procurando trazê-los para mais perto de si de forma a estabelecer uma situação na qual eles incentivem uns aos outros, se ajudem, se sintam importantes em sala, e desta forma visualizem o ambiente escolar de forma especial.
“Se aliarmos estes fatores fundamentais ao bom desempenho dos alunos, estaremos contribuindo para dias melhores em sala de aula, com maior comprometimento dos alunos em relação aos resultados, maior interesse em aprender, viver em sociedade. Todos nós só temos a ganhar ao fazer parte desta evolução no âmbito educacional, que além de proporcionar o transporte adequado aos alunos através do Programa Caminho da Escola, se atenta também para a permanência integral deles na instituição, com os devidos subsídios e atividades recreativas previstas na parceria firmada com o Projeto Mais Educação.” – Afirmou Pedro.
A secretária de educação Dilza Reis se demonstrou animada com relação à ideia de que os alunos terão maiores facilidades de acesso, transporte escolar padronizado e seguro, contribuindo para maior qualidade na educação do município, afetando diretamente na frequência e comprometimento dos alunos na escola.
“Estamos há um mês e meio trabalhando em cima das ações conveniadas com o governo federal, visando proporcionar maior suporte para os alunos matriculados tanto na rede municipal quanto estadual, e garantindo aqui a disponibilidade de 11 ônibus escolares com acessibilidade para cadeirantes. Com certeza este será um reforço imprescindível na obtenção de melhores resultados por parte dos alunos, contribuindo inclusive para um acréscimo nos indicadores do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), com a possibilidade de gerar novas parcerias.” – Disse Dilza Reis.
Dentro de 60 dias a nova frota estará ativa em Itamaraju, e com relação ao treinamento dos condutores, foi estabelecida uma parceria com o DETRAN-BA, na qual serão disponibilizados cursos abordando educação no trânsito e condução adequada de alunos, surgindo na oportunidade uma nova categoria de condutor: o motorista escolar.
Por Pietro Frazon / VOCEAKI