Primeira Impressão: Pessoas decidem se gostam ou não de outras pelo perfil no Facebook
Siga-nos no twitter: @sitezipix
Uma pesquisa realizada pela Ohio State University, nos Estados Unidos, revelou que aquela velha história de “julgar pela capa” também se aplica ao mundo virtual. Segundo o estudo, as pessoas são capazes de afirmar se gostam ou não de alguém com base em informações postadas nas redes sociais. A pesquisa teve a participação de 195 alunos e utilizou o facebook como referência.
Em um teste, os alunos foram convidados a avaliar quais pessoas eram introvertidas ou extrovertidas numa escala de 1 a 7. Eles tiveram acesso ao mesmo grupo de perfis, e puderam analisar as fotos, as pubicações no feed de notícias e as descrições postadas na biografia.
A pesquisa segmentou quatro tipos de perfis com base nas respostas dos alunos. No primeiro, a pessoa é vista como extrovertida quando posta fotos com familiares, amigos e em festas nos álbuns. No segundo, o usuário é visto como introvertido quando posta fotos lendo livros, realizando alguma atividade ou passeando em algum parque. No terceiro, a pessoa é vista como introvertida quando posta uma foto profissional no perfil, mas escreve mal. No quarto e último, é vista como extrovertida mesmo quando posta uma foto de baixa qualidade no perfil, pois as suas publicações são chamativas.
O professor selecionou mais 84 alunos para realizar um segundo teste. Essa outra pesquisa revelou que quem posta fotos na frente do espelho ou sozinho é visto como uma pessoa solitária. A pesquisa concluiu que o primeiro passo para ser julgado como uma pessoa extrovertida é evitar esses tipos de fotografias e buscar postar imagens que demonstrem a sua presença em círculos sociais.
Na última avaliação, os alunos também demonstraram como as pessoas são julgadas por suas publicações. Quem posta textos reflexivos-depressivos é visto como introvertido ou solitário, enquanto quem opta por textos reflexivos-positivos é visto como sociável.
Via Daily Email