POLICIAL MILITAR DA 43ª CIPM É PREMIADA COM VIAGEM AO RIO DE JANEIRO POR TER SIDO DESTAQUE COMO INSTRUTORA DO PROERD.
Siga-nos no twitter: @sitezipix
No período de 27 a 29 de agosto, a Sargento PM Romenny Larysse Silva de Souza Favaratto, lotada na 43ª CIPM, em Itamaraju, esteve no Estado do Rio de Janeiro, representando a Polícia Militar da Bahia, no I ENCONTRO TÉCNICO INTERNACIONAL PROERD, evento que aconteceu em comemoração à passagem dos 20 anos do Proerd no Brasil e que contou com a participação de integrantes de várias polícias brasileiras e estrangeiras.
Desde a sua implementação pela 43ª CIPM, no ano de 2009, o PROERD já formou aproximadamente duas mil crianças de escolas públicas das cidades de Itamaraju e Prado. Na aplicação do programa, o aluno e recebe uma cartilha e, em dez encontros, a instrutora ministra lições voltadas para a prevenção do abuso de drogas e a violência entre estudantes, para que com essas informações esses jovens sejam capazes de dizer não à uma futura oferta de drogas.
A sargento Romenny, como ficou conhecida nas escolas, é natural de Itamaraju, filha do Sargento Romeu Alves, um policial militar da reserva que já foi Delegado e vice-prefeito da cidade, e era professora antes de ingressar na PMBA. A policial militar em questão tem 14 (quatorze) anos na PMBA e, há 5(cinco), após ter passado por uma capacitação, vem sendo a grande responsável pela aplicação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência, em escolas das cidades de Itamaraju e Prado.
Como forma de reconhecimento, em face do desempenho e dedicação da policial militar, que sozinha conseguiu alcançar, em poucos anos, um grande número de crianças com o programa, superando, inclusive, os resultados apresentados por unidades maiores, o Comandante Geral da PMBA, Coronel Alfredo Braga de Castro, a designou para fazer parte de um seleto grupo de policiais baianos que se destacaram como instrutores do PROERD que representou a instituição na viagem ao estado do Rio de Janeiro, a fim de participar do evento supracitado. Oportunidade em que pode conhecer a estrutura de segurança pública e o funcionamento do PROERD naquele Estado, onde se teve a primeira experiência com o programa no Brasil, no ano de 1992,
bem como participar de seminários sobre o tema e visitar Unidades de Polícia Pacificadora.
O Major Gilson Paixão, Comandante da 43ª CIPM, disse que a questão da droga deve observada mais do ponto de vista de prevenção primária do crime e não apenas pela ótica da repressão, nesse sentido, o PROERD vem sendo a maior arma da polícia contra o avanço das drogas. “Enquanto comandante, fico feliz com esse reconhecimento da Corporação ao excelente trabalho que a sargento Romenny desenvolve na unidade, essa mais uma prova de a 43ª CIPM continua no caminho certo, comemorou o Major.
Por ASCOM