Praça Castelo Branco terá rede sem fio de Internet grátis
A Praça Castelo Branco que abriga a estação rodoviária da cidade de Itamaraju vai passar a contar com sistema de internet sem fio Wi-Fi (Wireless Fidelity). Já em franco processo de desenvolvimento, o projeto de implantação da tecnologia de rede local que permite o acesso à internet em alta velocidade será aberto para uso da população em geral, de forma livre e gratuita.
De acordo com Vinícius Borges de Almeida, que preside a ONG GADS (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social), a intenção da organização é não somente de alcance social, mas também tecnológico. Por isso o projeto da ONG tem como foco garantir o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, também chamado inclusão digital que são considerados um contraponto no combate à exclusão social.
“A exclusão digital é uma das muitas formas de manifestação da exclusão social, não é um fenômeno isolado ou que possa ser compreendido separadamente”, defende Borges que assegura que a implantação da rede wi-fi vai amenizar as conseqüências das diferenças já existentes na distribuição de poder, renda e do acesso a educação.
Os dirigentes da ONG tiveram uma audiência com prefeito de Itamaraju Manoel Pedro que liberou a implantação do projeto na cidade. “Fomos bem recebidos e o gestor que se sensibilizou com o projeto dando seu aval para que entrasse em fase de execução”, explica o secretário do GADS Jerriê Sales Souza.
Sales defende que a inclusão digital não deve se resumir à disponibilidade de computadores, pois um computador sem internet é na verdade uma “máquina de escrever informatizada”. Além disso, a rede sem fio poderá ser usada também por pessoas que usam o terminal rodoviário da cidade sendo um grande diferencial para o município que é o primeiro da região a receber o projeto.
Siga-nos no twitter: @sitezipix