Prefeitura de Porto Seguro promove capacitação em biossegurança e higienização
O curso foi realizado nos dias 1 e 2 de março, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde e abordou temas como biossegurança, acidentes ocupacionais, micro-organismos, saneantes, desinfetantes e suas aplicações, limpeza e vacinação. Participaram como facilitadores os enfermeiros Luís Wagner, coordenador do Atendimento e Especialidades Médicas, Conceição Julião, coordenadora de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, Aline Alves, do Hospital Municipal, Silvia Daniela do Centro de Testagem e Aconselhamento, e o engenheiro e técnico de Segurança do Trabalho Gilberto Ribeiro.
Por meio de vídeos, aulas teóricas e práticas, os participantes aprenderam mais sobre riscos de contaminação e as formas de minimizá-los. “São procedimentos simples e básicos, mas que fazem diferença na rotina diária, como a forma de lavar as mãos, a limpeza e desinfecção de equipamentos e do ambiente. Tarefas que exigem conscientização, porque envolve saúde e bem-estar comum”, disse o enfermeiro Luís Wagner. “A gente sempre tem a aprender sobre os métodos de limpeza. E o curso ajudou a entender porque usar formas diferentes de limpeza para cada situação”, afirmou a auxiliar de Serviços Gerais Maria do Socorro Félix.
O que é biossegurança
Trabalhar com o conceito de biossegurança é promover o uso de medidas técnicas, educacionais, administrativas, médicas e de comportamento, para prevenir acidentes em ambientes onde a presença de microorganismos pode afetar negativamente, quando estes sãoagentes infecciosos (vírus, bactérias, fungos e parasitas). Significa entender que existem riscos associados ao trabalho neste local. Por isso, de acordo com Conceição Julião, enfermeira e, a importância dessa iniciativa é qualificar os trabalhadores que atuam nessa área de forma que possam executar suas tarefas com maior segurança para eles próprios e para os usuários dos serviços de saúde.
Assessoria Saúde Alexandra Soares
AUTORIZADO Sandra Rizo