Primeiro dia do Enem tem 30,2% de abstenções; 273 foram eliminados
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve abstenção 30,2%, dos 6.73 milhões de inscritos. Segundo informações da Agência Brasil, é o maior índice de abstenção desde 2009, quando 37.7% dos candidatos não compareceram.
Ainda foram registradas 273 eliminações no primeiro dia, sendo 264 por descumprimento de regras gerais do edital e nove após serem flagradas com algum equipamento identificado pelos detectores de metais. No ano passado, foram 3.942 eliminações no final do primeiro dia e 4.780 no segundo.
Até agora, nesta edição, não foi identificado nenhum concorrente que estivesse usando ponto eletrônico. Uma pessoa utilizava fone de ouvido e foi desclassificada. “A própria divulgação de que estamos utilizando equipamentos que identificam o uso de transmissores deve ter inibido os malfeitores que tentam ir no caminho dessa fraude”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho, na noite deste domingo.
Pela primeira vez foram utilizados detectores de ponto eletrônico. Ainda houve dois casos de pessoas que saíram do local da prova antes do horário e foram eliminadas. Um candidato foi identificado com um cigarro de maconha no bolso, mas foi autorizado a concluir a prova. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, duas turmas não conseguiram concluir a prova por falta de energia: uma em Teresina (PI) e outra em Uruaçu (GO). Os candidatos terão que refazer a prova em dezembro e não serão prejudicados.