Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Primeiro Encontro Municipal da Educação Inclusiva em Itamaraju    
04/05/2013

Primeiro Encontro Municipal da Educação Inclusiva em Itamaraju

Primeiro Encontro Municipal da Educação Inclusiva em Itamaraju

Siga-nos no twitter: @sitezipix

Aconteceu na noite de sexta-feira (03/05) na Câmara de Vereadores de Itamaraju, o Primeiro Encontro Municipal da Educação Inclusiva, promovido pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Departamento de Educação Básica com a presença de diretores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino da Zona Rural e Sede.

O Encontro faz parte do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, promovendo a formação continuada de gestores e educadores das redes estaduais e municipais de ensino para que sejam capazes de oferecer educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O objetivo é que as redes atendam com qualidade e incluam nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Vera Lúcia Martins Liu

No encontro Vera Lúcia Martins Liu especialista em educação especial e inclusiva, ministrou uma palestra sobre os temas: a pessoa com deficiência motora frente ao processo de alfabetização, pensando a alfabetização da pessoa com deficiência intelectual, estratégias de ensino na alfabetização da pessoa cega e com baixa visão, alfabetização da pessoa surda desafios e possibilidades, atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais e esclarecimentos de dúvidas. Vera Lúcia entre os temas citou exemplos de exclusão social, o preconceito e seus agravantes drásticos ao estado emocional do portador de necessidades especiais e o papel importante da escola no processo da inclusão social.

A secretária de educação Dilza Reis disse que este é o momento de compreender melhor as ações que serão desenvolvidas no setor da educação especial de cada escola, sendo um grande desafio trabalhar com portadores de necessidades especiais. “Este programa já existia no município, porém estava sem atuação e agora estamos incrementando o setor de inclusão da Secretaria de Educação Municipal” completou.