Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Revitalização da Praça da Independência traz de volta o lazer e conforto à população da cidade baixa, em Itamaraju    
16/08/2012

Revitalização da Praça da Independência traz de volta o lazer e conforto à população da cidade baixa, em Itamaraju

Revitalização da Praça da Independência traz de volta o lazer e conforto à população da cidade baixa, em Itamaraju

Siga-nos no twitter: @sitezipix

Por Athylla Borborema

A revitalização da Praça da Independência, em Itamaraju, trouxe de volta o lazer e a tranquilidade à comunidade da cidade baixa. O local está oferecendo uma melhor qualidade de vida à população e a área recebeu a construção de um playground e um audacioso projeto paisagístico. Com o objetivo de não apenas ornamentar, mas de oferecer mais segurança aos moradores do centro da cidade baixa, foram instalados 8 postes de 16.000 watts de iluminação, garantindo a tranquilidade da população que frequenta a área de lazer.

A Praça da Independência foi inaugurada na noite do último dia 29 de junho. O local é um símbolo principal da sua história pública, onde o seu povoamento começou e foi palco da outorga da sua emancipação em 1961 e de grandes festas cívicas, religiosas e juninas. A antiga praça foi demolida porque o desgaste do tempo lhe deixou em ruínas e foi construída pela primeira vez no início da década de 70, na gestão do saudoso prefeito Almir Nobre de Almeida.

A Praça ganhou uma moderna arquitetura que resgatou a verdadeira imagem da Praça da Independência e a autoestima da sua população, porque a nova praça trouxe embelezamento e voltou a proporcionar mais lazer para a sua gente e educação ambiental. A nova praça jardinada ganhou novas árvores e palmeiras, contudo uma árvore cinquentenária de Pau Brasil foi preservada e ganhou alamedas com novas sombras e grama, tem também parque infantil e dois quiosques.

Os canteiros são cercados por alvenaria com 90 centímetros de altura feita de tijolinhos. O projeto de urbanismo da praça foi adaptado a um moderno modelo de logradouro público que veio aliar lazer e conforto da população do centro da cidade baixa diante do seu paisagismo.