Rubens do Hospital celebra o cinqüentenário de Itamaraju
O presidente da Câmara Municipal de Itamaraju, vereador Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PR), destaca a importância da história do município, desde a época da Vila do Escondido, e Vila de Dois Irmãos, e aos 50 anos, comemorado nesta quarta-feira, 5 de outubro, se consolida com sua pujança independente e sobrevivendo graças aos homens e mulheres que fazem de Itamaraju uma cidade real e de vida própria, graças as suas riquezas naturais e sua pujante produção agrícola.
O vereador Rubens do Hospital ressalta que nos 50 anos de emancipação política administrativa do município de Itamaraju, na qualidade de filho natural da cidade, é preciso quanto tantos outros, recordar e homenagear as mais ilustres figuras, desde pessoas simples, a homens e mulheres que deram suas vidas pela construção de uma terra que até hoje encanta seus habitantes e visitantes, pessoas com historiografias que contribuíram para o seu nascimento e que ainda contribuem para o desenvolvimento do município de Itamaraju nos seus 50 anos de fundação.
Rubens lembra que a cidade que já foi a maior potência econômica da região por causa do auge do cacau nos anos 70, 80 e 90, é hoje o 5º município em arrecadação do extremo sul, ocupa a quarta posição populacional da região com 65.232 habitantes, mas ainda possui o segundo maior território do extremo sul baiano com 2.370 Km2, menor apenas do que Porto Seguro. Emancipou-se em 05 de outubro de 1961, desmembrado do município de Prado.
Possui o quarto maior centro comercial do extremo sul do Estado, com um comércio forte e sólido. E promove até os anos atuais a maior festa regional de São João mantendo a sua tradição junina de origem. Resistiu e enfrentou a crise do cacaueiro, revitalizando suas florestas com a implantação do processo de clonagem, que se tornou modelo para todo País. Ressurgindo num grande salto, e atualmente produz 330 mil arrobas de cacau por ano, e já se vende hoje mais de 6,8 mil sacas por mês, passando a ocupar atualmente posição de segundo maior produtor de cacau da Bahia, perdendo apenas para Ilhéus.
E o vereador Rubens do Hospital acrescenta dizendo que Itamaraju é o município com o maior rebanho bovino do estado e a maior bacia leiteira da divisão baiana. É o segundo maior produtor de mamão do Brasil, perdendo apenas para o Prado, e além de ser o maior produtor de café conilon do Mundo. O município ainda é dono 100% das melhores fontes de água corrente e de uma grande massa de rios que produzem a segunda melhor água do Brasil, perdendo apenas para qualidade do líquido de Cuiabá, capital do Mato Grosso, conforme resultados de vários institutos científicos ligados à coca-cola. A atual cidade de Itamaraju nasceu de um povoado denominado Dois Irmãos, em louvor aos Santos Padroeiros Cosme e Damião.
Siga-nos no twitter: @sitezipix