Saiba quais atitudes deve-se ter na faculdade, afinal lá não é colégio
Você terminou o ensino médio, prestou vestibular e foi aprovado. E agora? Em uma fase de tantas mudanças e decisões, agir como se ainda estivesse na escola pode prejudicar o desempenho do estudante e atrasar seu amadurecimento como profissional.
A professora da faculdade de Educação da UFMG Angela Dalben dá dicas de comportamentos que devem mudar quando se torna um universitário e recomenda atitudes que podem ajudar nesse processo.
A primeira delas é compreender que, na faculdade, o estudante está formando o seu futuro profissional. Pode até parecer óbvio, mas muitos estudantes iniciam um curso superior sem ter a real dimensão do que isso significa e de como irá influenciar o seu futuro. Ter isso em mente faz toda a diferença na mudança da postura do aluno.
Diferente da escola, na faculdade o aluno tem mais autonomia. Não tem mais um diretor, um orientador pedagógico ou professor ao redor, fazendo o acompanhamento individual do aluno. Se você está acostumado a ser direcionado o tempo todo, comece a ser mais independente. Na universidade, é o estudante que deverá perceber suas dificuldades e solicitar ajuda do professor ou coordenador de curso.
Saiba usar a liberdade que a vida universitária lhe dá. Mesmo que agora não tenha ninguém ligando para os seus pais e dizendo que você não tem assistido às aulas, não significa que você vai deixar de fazer algumas disciplinas. Use a liberdade para o seu crescimento profissional e pessoal e não como algo que pode atrasar sua vida ou prejudicar sua carreira.
Já que a postura agora deverá ser mais proativa, o universitário precisa conhecer a instituição em que está estudando e quais os recursos e atividades que ela oferece. Também é uma ótima forma de se entrosar com o clima universitário e perceber que a vida acadêmica agora faz parte da sua vida.
Uma dica para desenvolver uma maior consciência em relação ao início da faculdade é procurar saber qual é o perfil do egresso, ou seja, de um bom estudante que passou pelo curso. Muitas instituições disponibilizam essas informações no próprio site. Desta forma, o aluno pode começar a ter uma ideia das competências que terá quando estiver formado.
Muitas vezes, a dificuldade em mudar de postura tem a ver com a não identificação com o curso. O aluno pode ter sido pressionado para escolher determinada profissão ou fez a escolha pensando somente em ter um curso superior. Por isso, quando for decidir o curso, pesquise bastante e avalie se você consegue se imaginar como um profissional da área.
ue tipo de profissional eu gostaria de ser? Como eu gostaria de trabalhar? Ter um ídolo ou um exemplo de sucesso e carreira bem-sucedida pode ajudar a responder essas perguntas. Pode ser um professor, um parente, um personagem famoso ou alguém que você conheceu nos livros. Isso ajudará na construção de metas e fará com que você leve mais a sério seu futuro profissional.
O universitário tem que entender quais habilidades serão exigidas na sua profissão e trabalhar nelas durante o curso. Se ele faz música, tem que ensaiar. Se é engenharia, tem que gostar de calcular. Se é medicina, tem que gostar de anatomia. Por isso, conheça o seu curso e se esforce. Frequente grupos de estudo, vá até a biblioteca e aproveite a faculdade para desenvolver habilidades que serão fundamentais na sua profissão.
No ensino médio, a grande preocupação dos alunos é com as notas. Já na faculdade, as notas também importam, contudo, nela explica que muitas vezes o bom aluno não é o que tira 10, mas sim o que consegue pensar além das notas. É o que sabe discutir e relacionar temas à sua profissão, o que consegue articular o ensino acadêmico com o mercado de trabalho. Em resumo: é o aluno que tem como objetivo aprender a ser um profissional e não somente tirar excelentes notas.
Conversar com profissionais que já estão no mercado e que passaram para aquele curso pode ser muito bom para o amadurecimento profissional do aluno. Compreender como a teoria aprendida na faculdade funciona na prática pode ajudá-lo nas disciplinas. Também é interessante ter a iniciativa de conversar com os professores e formar uma relação de futuros colegas de profissão.
Fonte: MSN.com