Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Saúde: Ter o corpo escultural será que é fácil?    
26/04/2015

Saúde: Ter o corpo escultural será que é fácil?

Saúde: Ter o corpo escultural será que é fácil?

forteGanhar massa muscular e ter um corpo bonito não é uma tarefa fácil, visto que existe a necessidade  da união de uma atividade física feita de forma correta com uma dieta balanceada feita por um profissional Nutricionista qualificado.

O músculo esquelético sofre rápida renovação celular através de um processo contínuo regulado pelo balanço entre as taxas de síntese e degradação proteica. A síntese muscular varia de acordo com o nível de atividade física, disponibilidade de nutrientes e estado de saúde do indivíduo.

De forma resumida pode-se dizer que o estímulo à síntese muscular é decorrente de dois fatores principais que estão interligados: alimentação e exercício físico. Ou seja, quando o exercício de força é acompanhado pelo aumento da disponibilidade de aminoácidos, o estímulo ao aumento de massa magra é maior do que o alcançado por cada um desses isoladamente.

O músculo é um tecido metabolicamente ativo, isso que dizer que o mesmo possui grande capacidade oxidativa e de consumo de ATP, é altamente termogênico, além de ser o principal sítio de utilização de glicose no período pós-prandial. Sendo assim, o desenvolvimento muscular é capaz de atuar a favor do emagrecimento, além de ajudar na manutenção do peso em longo prazo. Sendo assim, cada vez mais tem sido apontada a eficiência de exercícios de resistência (força) com foco no emagrecimento saudável.

A síntese muscular é mantida pela ingestão constante de proteínas que resultam em uma hiperaminoacidemia constante. Vale ressaltar que a ingestão proteica além de ser individualizada é dada de maneira saturável e dose-dependente.

Isso que dizer que não há benefícios na ingestão de grandes quantidades de proteínas na tentativa de aumentar o ganho de massa muscular. Ademais, as pesquisas atuais apontam que para o consumo proteico eficiente no aumento de massa magra, o fornecimento de alimentos proteicos ao longo do dia deve ser fracionado, visto que a renovação proteica do músculo é regulada de refeição para refeição.

O fato é que o padrão de alimentação dos brasileiros não é nada parecido com o que vem sugerindo os novos achados científicos, sendo o hábito mais comum o consumo exagerado de proteínas no horário do almoço e esquecemos de consumi-la nas outros refeições, como nos lanches.

Indivíduos que visam aumento do volume muscular, definição e emagrecimento além de exercício físico específico para esse estímulo, devem procurar aconselhamento nutricional personalizado a fim de alcançar seus objetivos estéticos de maneira saudável e eficiente.

Fonte: Aratuonline

Tags: