Segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa em Itamaraju
Aconteceu nesta terça-feira (01) por volta das 13h na Fazenda Santo Amaro, município de Itamaraju, o lançamento da segunda etapa da Campanha contra a Aftosa. Evento semelhante também aconteceu em Guaratinga e Itanhém.
Em Itamaraju o evento contou a presença de pecuaristas, do secretário estadual da Agricultura Eduardo Salles, coordenador regional da Adab William Martins, dos prefeitos Manoel Pedro Soares (Itamaraju), Danilo Fraga (Lajedão), Manoel Loyola (Jucuruçu), Jonga Amaral (Prado), a empresária Marizete Carletto, o presidente do Sindicato Rural de Itamaraju Urbano Correia e Gerson Carlos Souto (gerente do Sicoob).
O secretário Eduardo Salles e os presentes no evento também visitaram a Estação de Piscicultura de Itamaraju.
Aftosa
A Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa na Bahia será realizada durante o mês de novembro (de 1º a 30) para imunizar apenas os animais com idade até 24 meses, exceto nos municípios localizados na Zona de Proteção, que devem vacinar todos os bovinos e bubalinos.
Independente da faixa etária vacinal, os pecuaristas precisam declarar o seu rebanho nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), estrategicamente localizados no estado. O rebanho da Bahia está estimado em 11 milhões de cabeças. Desse total, foram imunizados 98,01% dos animais na última etapa de vacinação contra a aftosa, ocorrida em maio deste ano, superando a média nacional de 97,4% em 2010.
A Bahia é detentora do maior rebanho bovino da região Nordeste e tem apresentado nos últimos anos uma estabilidade sanitária referenciada nacionalmente. Com a alteração da estratégia de vacinação contra a febre aftosa no estado, o rebanho baiano passa a ter as mesmas condições sanitárias dos rebanhos dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Roraima.
O município de Itamaraju possui o maior rebanho bovino da Bahia com aproximadamente 200 mil cabeças.
Por: Ronildo Brito
Foto: TN
Siga-nos no twitter: @sitezipix