Saúde e Educação foram pautas na terceira sessão do ano
Na manhã desta terça-feira (10), aconteceu a terceira sessão ordinária do ano fora do horário previsto para iniciar, na Câmara Legislativa de Itamaraju, com a presença de quase todos os parlamentares.
A cordialidade entre os parlamentares perdeu espaço ao longo destas três sessões onde os debates acalorados, entre situação e oposição já toma conta da plenária. Os recursos financeiros do município foi explanado, causando divergência entre os vereadores Clemilson Gomes dos Santos, o “Kéu de Júlio Martins” e José Antônio Sousa Portugal.
Em relação à educação municipal o vereador Rubens do Hospital disse que a greve instaurada na cidade foi injusta, e completou afirmando que várias cidades enfrentam dificuldades em honrar seus compromissos com a educação e sequer autorizaram ainda o pagamento do novo Piso Nacional.
No entanto os servidores da Educação de Itamaraju terão que esperar mais um pouco, pelo reajuste autorizado pela Prefeitura e não votado pela Câmara. Durante a leitura do Projeto de Lei do Executivo que reajusta os valores dos vencimentos dos integrantes do magistério de Itamaraju, o vereador Antonio Portugal, pediu vistas ao Projeto e ele foi recolhido para posterior apreciação.
O questionamento de Portugal é quanto à diferença entre os valores pagos aos servidores do quadro suplementar e os valores pagos ao pessoal do quadro permanente. Luiz Pita esclareceu que não houve perda, apenas um aumento nas gratificações de quem ganhava menos, “por isso a diferença entre quem ganhava mais e quem ganhava menos diminuiu”, explica.
Quando o assunto foi a saúde local vereadores da situação e oposição debateram, mas soluções não foram encontradas. Foi explanado pelos parlamentares que 15% dos recursos do município por lei devem ser repassados para saúde, e o vereador Valzão questionou se realmente esse repasse estava sendo feito, prontamente o vereador Jânio respondeu que 22% estava sendo repassado, pois, de acordo a secretária de saúde só 15% não seria suficiente para cuidar do mínimo da saúde de Itamaraju.
O presidente em exercício Leandro Almeida Lopes, o “Léo Lopes” (PPS) fez uma indicação para melhoria da extensão do transporte coletivo, no Bairro Itatiaia e disse que com o seguimento do regimento interno a sessão fica aberta para se debater os assuntos que envolvem a casa.