Toalhas de banho e cozinha podem ter mais bactérias que bancos de privada
A depender da higiene da toalha, quando você se enxuga ao sair do banho ou limpa a louça, várias bactérias podem “sujar” o corpo ou os pratos. Segundo um estudo da Universidade do Arizona, nos EUA, toalhas de banho e de cozinha podem ter mais germes que assentos de privada e maçanetas de portas.
Segundo os pesquisadores, o fato de a toalha se manter úmida por longo tempo e por ser usada em um ambiente da casa com mais germes, a proliferação dos micro-organismos se torna ainda mais facilitada. No estudo, os pesquisadores descobriram bactérias coliformes em 89% das toalhas de cozinha e 25,6% das toalhas de banho apresentavam a bactéria E.coli. Charles Gerba, que liderou a pesquisa, afirma que as toalhas são mais propensas para terem mais germes que outros itens domésticos.
Elas são usadas para limpar mão e superfícies que entraram em contato com carnes cruas. “Você pode tocar alimentos contaminados, limpar as mão na toalha e depois usá-la para limpar outras superfícies. Com as toalhas de rosto e de banho você pode espalhar bactérias e vírus entre os membros da família que usam a mesma toalha”, explicou.
Coliformes, E.coli e salmonela podem sobreviver a lavagem e secagem das toalhas e voltarem após um tempo de uso. Segundo especialistas, lavar as toalhas em água fria não mata esses germes, mas aditivos de lavanderia podem eliminar essas bactérias.