Inicio > DESTAQUE, NOTÍCIAS > Câmara de Itamaraju: Violência e desrespeito marcam eleição da nova mesa diretora    
09/12/2014

Câmara de Itamaraju: Violência e desrespeito marcam eleição da nova mesa diretora

Câmara de Itamaraju: Violência e desrespeito marcam eleição da nova mesa diretora

Por Site Zipix, com informações do Teixeira News

Na manhã desta terça-feira (09), na Câmara de vereadores de Itamaraju aconteceu uma sessão explosiva, devido à eleição para da nova mesa diretora da casa, para o biênio 2015/2016.

DSC00593

Foram colocadas duas chapas para votação, sendo oito vereadores compondo a oposição e sete compondo a base governista. A 1ª Chapa (Independência Legislativa) encabeçada como presidente Francisco Carlos Barbosa da Silva, o “Chico do Hotel” (PP), vice-presidente Leandro Almeida Lopes, o “Léo Lopes” (PPS), 1º secretário Osvaldo Silveira Rocha, o “Valzão” (PT) e 2º secretário Evandro de Jesus Deocleciano, o “Evandro Enfermeiro” (PHS). A 2ª Chapa (Por um Legislativo Forte) foi encabeçada como presidente Sérgio Luiz da Silva Pita (PSD), vice-presidente Clemilson Gomes dos Santos, o “Kéu de Júlio Martins” (PP), 1º secretário Rubens Cleudes de Jesus Neves, o “Rubens do Hospital” (PR) e 2º secretário Janilton de Souza Dias, o “Jânio de Dal” (PC do B).

DSC00599

Até o momento que iniciou a sessão com a mensagem bíblica e a explicação de como seria a votação pelo atual presidente Rubens do Hospital estava tudo dentro das normalidades, e a votação acontecia de forma tranquila. No entanto ao iniciar a contagem dos votos e a chapa de oposição demonstrar que seria a vencedora, o tumulto foi iniciado de forma avassaladora.

DSC00603

Simpatizantes e defensores de seus respectivos vereadores adentraram a plenária como numa invasão de campo de futebol, e várias ofensas de baixo calão e tentativas de agressões ocorreram, transformando o que seria a “Casa do Povo”, em um verdadeiro ring de vale tudo. De acordo informações o tumulto foi iniciado devido a um voto anulado, e que o causador teria sido o vereador Jânio Dias, que rasurou sua cédula de votação, após isso todas as demais cédulas teriam sido rasgadas.

DSC00606

Vereadores indignados com a situação.

A oposição encabeçada pelo vereador Chico do Hotel já tinha 7 votos apurados e Luiz Pita só tinha 5 votos apurados. E mesmo os outros 2 votos restantes se fossem em favor de Luiz Pita, o vereador Chico do Hotel venceria a eleição, porque o Regimento Interno do Poder Legislativo de Itamaraju diz que em caso de empate, vence o presidente que tiver na chapa o vereador mais votado das últimas eleições e Léo Lopes (o vice da chapa de Chico do Hotel) foi o mais votado de toda a eleição de 2012 e na segunda hipótese, vence o presidente mais velho e Chico do Hotel é um mês e 23 dias mais velho do que Luiz Pita (ambos com 52 anos).

DSC00609

Contudo a votação foi suspensa em meio a cenas de pancadaria, bate-boca e muita confusão. A polícia foi acionada e os representantes da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju, comandados pelo Major Edmar Ivo Leão mantiveram a ordem, após tanta confusão e falta de respeito com a população que ali se fazia presente.

DSC00600

Chico do Hotel e Luis Pita apreensivos durante a votação.

Diante de tanta desordem, Rubens do Hospital decidiu encerrar a sessão ordinária e remarcar o pleito, onde o mesmo teve que ser escoltado pela polícia. Porém os oito vereadores da Chapa Independência Legislativa, deram continuidade a sessão depois de trinta minutos de indecisão dos parlamentares, onde falaram ao público presente o apoio incondicional ao vereador Chico do Hotel, onde todos da chapa acreditam veementemente na vitória de seu candidato.

DSC00612

Chapa Independência Legislativa, comemorando a vitória.

O vereador Chico do Hotel irá buscar na justiça pelo resultado obtido na sessão de hoje, enquanto Luis Pita diz que o atual presidente da Câmara terá que realizar uma nova eleição da mesa diretora, visto que com a confusão, não foi possível saber que venceu.